TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características de diferentes tipos de bancos de dados

Artigo: Características de diferentes tipos de bancos de dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Artigo  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa Bibliográfica Modelo Entidade-Relacionamento

Uma base de dados é conhecida como um grupo ou tabelas de dados organizadas que se relacionam entre si e com sistemas a fim de gerar informações para auxiliar os usuários na tomadas de decisões, no seu dia a dia ou até mesmo lazer. Os bancos de dados são de vital importância para empresas com sua principal aplicação sendo controle de operações empresariais e no armazenamento de informações convencionais com espaciais para tomadas de direções.

Os bancos de dados são operados pelos SGBD que são sistemas gerenciais de banco de dados, esses operadores surgiram na década de 70, antes de sua criação eram utilizados sistemas de arquivos para o armazenamento de informações.

A passar dos anos, mais especificamente na década de 80 esses sistemas de banco de dados tomaram conta do mercado e são utilizados até hoje para as mais diversas aplicações. Atualmente existem seis tipos deferentes de banco de dados.

O modelo plano: é basicamente formado por matrizes simples e bidimensionais, com seu conteúdo composto por dados inteiros, números, etc. Este modelo plano é a base de planilhas eletrônicas.

O modelo em rede: é constituído por várias tabelas ligadas por referencias aparentando ser uma rede, permitindo que essas tabelas serem utilizadas simultaneamente através de apontadores.

Modelo hierárquico: é uma variação do modelo de rede, porem ela limita a sua estrutura de relações como se fosse um tronco de arvore.

Modelo Relacional: é utilizada para a gerencia de banco de dados, é baseada em lógica e na teoria de conjuntos com dois conceitos principais o da entidade e o da relação. Disponibilizando aos projetistas a criarem um modelo lógico podendo ser refinado e normalizado de acordo.

Modelo Orientado a Objeto: Como no nome já descreve esse modelo utiliza a estrutura de dados Orientado a objeto, armazenando os dados como se fossem objetos, esse modelo se torna difícil manipular os dados complexos e é manipulado pelas aplicações escritas utilizando as linguagens Orientadas a Objetos. Modelo Objeto- Relacional: semelhante a um modelo relacional com métodos de um modelo orientado a objetos. Esse modelo suporta diretamente os esquemas do banco de dados e na linguagem de consulta, e suporta extensão do modelo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com