TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características gerais dos processadores RISC

Artigo: Características gerais dos processadores RISC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Artigo  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura RISC - Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções (RISC), é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.

O primeiro RISC foi projetado por volta de 1975 e alguns aspectos atribuídos nele incluía que os compiladores de memória restritos da época eram frequentemente incapazes de tirar proveito dos recursos destinados a montagem manual de codificação e que os modos de endereçamento complexos levavam muitos ciclos para executar o acesso a memória principal.

Os processadores baseados nesta na computação de conjunto de instrução reduzido não tem micro programação as instruções eram executadas diretamente pelo hardware. Como característica esta arquitetura além de não ter micro código, tem o conjunto de instruções baixo, e baixo nível de complexidade.

As características comuns dos processadores RISC é o número de instrução limitado, a codificação de uma instrução em uma palavra de tamanho fixo, execução sem micro código, altas taxas de execuções próximas de 1 instrução/ciclo, uso intenso de pipelines (é uma técnica de hardware que permite a CPU realiza busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada), poucos modos de endereçamento, operações envolvendo a memória principal restritas as transferências (LOAD, STORE), operações lógicas e aritméticas entre registradores tipicamente com instruções de três endereços. Esta arquitetura é adotada para processadores de vide game fazendo com que a execução seja mais rápido.

Arquitetura Cisc (Complex Instruction Set Computing) é um computador com um conjunto complexo de instruções que é utilizado em processadores Intel e AMD, suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas. Ou seja é um processador capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo assim, extremamente versátil.

Este tipo de processadores são baseados na computação de conjuntos de instruções complexas cotem uma micro programação, ou seja, um conjunto de códigos são gravados no processador permitindo que ele receba as instruções dos programas e os execute. Como a CISC é implementa e guarda em micro código no processador é difícil modificar a sua lógica.

A complexidade que envolve estes modelos compromete o produto a nível de comercialização e desenvolvimento, limitado ou diminuindo o aumento a frequência de relógio não só pelo tempo de acesso as memórias como devido ao reduzido números de registros.

Algumas de suas características são: controle micro programado, instruções de dois operando ADD CX, mem, modos registrado-registrador, registrador-memória e memória-registrador; múltiplos modos de endereçamento a memória incluindo indexação (vetores), instruções de largura (tamanho) variável conforme o modo de endereçamento utilizado, instruções que requer muitos ciclos de máquina para execução, variando também com o modo de endereçamento, poucos registradores e registradores especializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com