TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura De Processadores Risc E Cisc

Artigos Científicos: Arquitetura De Processadores Risc E Cisc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 2

RISC e CISC

a linguagem de maquina de um computador é igual a linguagem de programação que é realmente entendida pelo processador. Cada processador possui um conjunto definido de instruções de maquinas, definido por seu fabricante as instruções de maquina fazem referencias a detalhes, como registradores, modos de endereçamentos e tipos de dados que caracterizam um processador e suas funcionalidades.

Um programa em linguagem de maquina pode ser diretamente execultado pelo processador, não requerendo qualquer tipo de tradução ou recolocaçao . quando escrito em linguagem de maquina de um determinado processador, um proograma não pode ser execultado em outra maquina de arquitetura diferente. Visto que o conjunto de instruções de um processador é caracteristica especifica de cada arquitetura.

Um processador com arquitetura RISC ( reduced Instruction Set computer) se caracteriza por possuir poucas instruçoes de maquina, em geral bastante simples, que são execultadas diretamente pelo hardware. Na sua maioria, estas instruções não acessam a memoria principal, trabalhando principalmente com registradores que, neste tipo de processador, se apresentam em grande numero. Estas caracteristicas, alem de permitirem que as instruçoes sejam execultadas Como exemplos de processadores RISC podemos citar o SPARC (Sun), RS- 6000, PA-RISC (HP), alpha AXP (Compaq) e Rx000 (MIPS).

Os processadores CISC (Complex Instruction Set Computers) jaa possuem instruções complexas que são interpretadas por microprogramas. O numero de registradores é pequeno, e qualquer instrução pode referenciar a memoria principal. Neste tipo de arquitetura, a implementação do pipelining é mais dificil. São exemplos de processadores CISC o VAX (DEC), Pentium (Intel) e 68xxx (motorola). A tabela 2.3 compara caracteristicas presentes nas arquiteturas RISC e CISC.

Nos processadores RISC, um programa em linguagem de maquina é execultado diretamente pelo hardware, porém isto não ocorre nos processadores CISC. Podemos observar na figura 2.7, que entre os niveis da linguagem de maquina e de circuitos eletronicos existe um nivel intermediario que é o de microprogramação.

resumo das arquiteturas risc e cisc

A arquitetura RISC ( reduced Instruction Set computer ) no geral é uma arquitetura bem simples utilizando prioridade de execução, sendo execultadas diretamente pelo hardware. apesar de não ser tão completo como o Cisc consegue execultar suas funções (simples e objetivas) com exito. A maioria dos processadores com a arquitetura RISC é utilizada em videogames. Um exemplo de processador que utiliza a arquitetura RISC é PA-RISC (HP).

A Arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computers) é conhecida por possuir instruções complexas, que é interpretada por microprogramas nessa arqiuitetura o pipelining é mais complicado. Por ser mais completa que a arquitetura RISC, os processadores atuais utilizam essa arquitetura em seus processadores. Um exemplo de arquitetura CISC é o Pentium (Intel)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com