TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carneiro Hidráulico

Por:   •  30/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE GRAN TIETÊ

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

BOMBA CARNEIRO

ANDRÉ SANTORO

GUSTAVO ANTONIO PÉRICO

LUIZ FERNANDO LEME

MARIA HELENA SOUZA

PLAUCIO S. COSTA JR.

ROGÉRIO RODRIGUES

Barra Bonita/SP

Março -2016

FACULDADE GRAN TIETÊ

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

BOMBA CARNEIRO

ANDRÉ SANTORO

GUSTAVO ANTONIO PÉRICO

LUIZ FERNANDO LEME

MARIA HELENA SOUZA

PLAUCIO S. COSTA JR.

ROGÉRIO RODRIGUES

Orientador: Prof. Ms. Antonio Ap. Mendes Junior

Projeto Integrador apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Engenharia Civil, da Faculdade Gran Tietê.

Barra Bonita /SP

Março – 2016

Lista de Ilustrações

Figura 1 – Aríete Medieval.............................................................................. 09

Figura 2 – Montagem Carneiro Hidráulico.........................................................10

Lista de Tabelas

Tabela 1 – Proporção do desnível para bombeamento (h).............................. 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1        Objetivo        

1.2        Justificativa        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Bomba carneiro hidráulica        

2.2        Elementos constituintes do carneiro hidráulico        

2.3        Princípio de funcionamento e aplicação        

2.4        Golpe de aríete        

2.5        Instalação        

2.6        Recomendações e dicas        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

                Os hábitos nômades das populações antigas eram caracterizados pelos extensos deslocamentos em busca de alimentos e água. Os frutos e vegetais eram coletados conforme a disponibilidade na natureza. Quando o homem passou a desenvolver as técnicas de agricultura, reduziram-se as necessidades de deslocamentos em busca de alimentos e foram criados os primeiros povoados onde se fixavam as populações.

                As primeiras grandes civilizações se desenvolveram entorno dos ambientes hídricos, tanto para suprir a demanda do consumo direto da água, como para promover a irrigação das áreas agrícolas.

                O crescimento da população e o desenvolvimento industrial têm proporcionado o aumento da demanda energética e do uso da água contribuindo para acelerar o esgotamento dos recursos naturais não renováveis e comprometer a capacidade natural de reposição dos recursos naturais renováveis.

                Além do acelerado processo de industrialização, que ocorreu a partir da Revolução Industrial, também a agricultura extensiva utilizada para abastecimento dos grandes centros urbanos contribui expressivamente tanto no consumo de água doce como no consumo dos recursos energéticos. Esse aumento do consumo de água e a poluição dos ambientes hídricos podem comprometer a disponibilidade de água em condições de consumo no planeta.

                Segundo dados das Nações Unidas, enquanto a população mundial duplicou na última década do século XX, a demanda pelo uso da água cresceu seis vezes, sobretudo para irrigação agrícola.

                Vê-se, portanto, que a indústria e a irrigação agrícola são as principais atividades consumidoras de água pelo homem, sendo que o consumo de água para irrigação, na maior parte dos continentes, supera o consumo de água nas indústrias (Heller, 2006).

                A busca pela sustentabilidade, a limitação da disponibilidade dos recursos naturais e os impactos ambientais decorrentes da utilização e transformação dos recursos energéticos têm incentivado o uso e o desenvolvimento de tecnologias alternativas para atender as demandas de consumo da sociedade de forma que promovam a conservação dos recursos ambientais.

                

  1. Objetivo

O Objetivo deste trabalho é apresentar as principais vantagens de utilização da bomba carneiro construída com materiais de baixo custo, baixa manutenção e dispensabilidade do uso de energia elétrica na captação de água de chuva ou córregos de maneira eficiente e bombeamento para reservatórios em níveis elevados de terreno para reuso em inúmeras formas possíveis.

  1. Justificativa

Sabe-se que mundo está em processo acelerado de industrialização, em paralelo existe o consumo de energia e água.

Vê-se, portanto que a indústria e a irrigação agrícola são as principais atividades consumidoras de água pelo homem, é importante destacar que do total de água disponível na Terra, 97% concentram-se no mar, 2,2% nas geleiras e apenas 0,8% na forma de água doce disponíveis na superfície do solo (Sperling, 2005). Faz-se necessário viabilizar estudos de aproveitamento de água de córregos, chuvas e mananciais para irrigamento de plantações, destinação a animais e atividades de limpeza em residências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (268.3 Kb)   docx (148.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com