TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartao

Pesquisas Acadêmicas: Cartao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

E o papel do administrador é fazer a gestão das pessoas e dos recursos para alcançar os objetivos da organização.

Os processos administrativos

Planejamento: “[...] é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. Essa função do gestor é estratégica e deve ser elaborada com cuidado, pois irá orientar as atividades e recursos a serem administrados para alcançar o objetivo.

Organização: “[...] é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela organização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis segundo algum critério”.

Direção: “[...] é o processo de realizar atividades e utilizar recursos para atingir os objetivos. O processo de execução envolve outros processos, especialmente o processo de direção, para acionar os recursos que realizam as atividades e os objetivos”.

Controle: “[...] é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los”. Nesse processo será avaliado o que foi planejado, ou seja, se o resultado foi alcançado ou não.

AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

Habilidade técnica: consiste em usar os conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas por meio de experiência profissional.

Habilidade humana: é a capacidade de discernimento para trabalhar com outras pessoas, comunicar-se, compreender suas atitudes, motivações, desenvolvendo uma liderança eficaz.

Habilidade conceitual: é a capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que a pessoa faça abstrações e desenvolva filosofias e princípios gerais da administração.

Eficácia

Segundo Maximiano (2004, p. 122): “[...] eficiência é conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados” Ser eficaz é realizar as atividades que foram propostas pelo gestor, com o melhor aproveitamento possível dos recursos, com foco em alcançar o resultado. Quanto menor o esforço para produzir um resultado, mais eficaz é o processo

Eficiência

Segundo Maximiano (2004, p. 115): “[...] eficiência é: realizar as atividades ou tarefas de maneira certa; e realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos”. Imagine que você tomou o remédio a cada oito horas conforme combinado e o remédio fez efeito, ou seja, o curou. Neste caso, o remédio obteve resultado, ou seja, foi eficaz, e também foi tomado corretamente, foi eficiente;

Cultura organizacional: Percebe-se, pelo conceito, que a cultura organizacional é como se fosse a cultura de um país, porém em um ambiente menor, ou seja, a maneira como a empresa interage como o mundo, sendo seu DNA. É claro que neste ambiente haverá elementos formais e informais de conduta que deverão ser respeitados, e esse conjunto de normas é a cultura organizacional.

Clima organizacional: descrevem como qualidade do ambiente o sentimento dos colaborados em relação aos recursos da organização, bem como da liderança, entre outros fatores que influenciem os membros.

Escolas Classicas:

Movimento da Administração Científica: o principal representante dessa corrente foi Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que tem como pressuposto a gestão eficiente, sendo que por meio de treinamento o operário consegue executar sua atividade no tempo exato. As suas principais contribuições foram: melhoria acentuada na produtividade e eficiência nas fábricas; introdução diferenciada de remuneração,

Gestão Administrativa: o representante dessa teoria é Henry Ford (1841-1925), o qual abordou que os princípios gerais da administração aplicados a métodos científicos aumentariam o sucesso da organização. Suas principais contribuições foram a divisão das operações empresariais em seis grupos inter-relacionados (finanças, comercial, etc.); e principalmente, definiu as funções administrativas em: prever, organizar; comandar; coordenar e controlar.

eoria da Burocracia: o pensador Max Weber se destacou nessa teoria, pois considerava que a organização estava em todos os ambientes: igreja, política, etc. Os princípios da teoria burocrática são: divisão do trabalho; impessoalidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com