TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartão De Credito

Artigos Científicos: Cartão De Credito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO: 3

2. HISTÓRIA DO CARTÃO DE CRÉDITO: 4

3. SIGNIFICADO: 6

3.1 MODALIDADES DE CARTÃO DE CRÉDITO 6

3.2 MODELOS DE CARTÃO DE CRÉDITO 11

3.3 RELAÇÕES JURÍDICAS NO CARTÃO DE CRÉDITO 11

4 - ABRANGÊNCIA 14

4.1 - TIPOS DE CARTÃO DE CRÉDITO 14

4.2 FUNCIONAMENTO 15

4.3 O USO DO CARTÃO DE CRÉDITO HOJE 17

4.4 BENEFÍCIOS DO CARTÃO DE CRÉDITO 18

4.5 COMO SERIA SE NÃO EXISTISSE O CARTÃO DE CRÉDITO 19

5. CONCLUSÃO: 21

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

7. ANEXOS: 23

1. INTRODUÇÃO:

Esse trabalho tem por objetivo tratar o código “Cartão de Crédito” e sua influência nas relações comerciais, sendo direcionado de forma específica às transações eletrônicas de crédito de nossos dias, analisando a sua história e os aspectos que o constituem.

Os cartões surgiram para dar mais praticidade aos indivíduos quer na compra de um bem e o seu pagamento, por parte do cliente, bem como a garantia do recebimento, por parte do comerciante, sendo que esta garantia se expressa em um crédito, através do cartão, aprovado pelas instituições administradoras.

Com o passar do tempo, o uso se disseminou e alcançou todas as camadas sociais e o cartão de crédito passou a ser mais amplamente utilizado, tendo uma maior aceitação no mercado.

2. HISTÓRIA DO CARTÃO DE CRÉDITO:

O Cartão de crédito surgiu nos Estados Unidos na década de 20. Postos de gasolina, hotéis e firmas começaram a oferecê-los para seus clientes mais fiéis, para que fosse possível abastecer o carro ou hospedarem-se em hotéis sem usar dinheiro ou cheque.

Mas só depois da II Guerra Mundial surgiram os primeiros cartões de crédito tais como os conhecemos hoje, emitidos por uma empresa especialmente criada para este fim. Os bens não são adquiridos junto à empresa emissora do cartão, mas em uma rede de empresas afiliadas a ela. A emissora do cartão é mera intermediária, financiando as vendas feitas junto às afiliadas.

Em fevereiro de 1950, o primeiro cartão multiuso foi emitido, fora criado o Diners Club Card, que foi aceito em lugar de dinheiro ou cheque em 27 restaurantes. No ano de 1951 o número de usuários cresceu para mais de 42 mil, movimentando mais de US$ 1 milhão através de 330 restaurantes, hotéis, night clubs e diversos estabelecimentos varejistas. A partir daí o cartão de crédito passou a ser lançado também em outros países. Confeccionado em papel cartão, trazia o nome do associado de um lado e dos estabelecimentos filiados em outro. Somente em 1955 o Diners passou a usar o plástico em sua fabricação.

Em 1958, foi a vez do American Express lançar o seu cartão. Os bancos, nessa época, perceberam que esse campo estava aberto e o momento era propício para sua entrada maciça no novo sistema de crédito, já que estavam perdendo o controle desse mercado para essas instituições . Passaram então a ser os próprios emissores dos cartões (Bank credit cards). Tinham a seu favor a possibilidade funcional – dada a sua extensa rede de cobrança e de cadastro informativo – de controlar de certo modo ambas as pontas da relação jurídico-mercantil: os portadores dos cartões e os comerciantes integrantes da rede vendedora de bens e serviços. No ano de 1958, o Bank of America introduziu o seu BankAmericard, e em 1977, o BankAmericard passa a denominar-se Visa. Na década de 90, o Visa torna-se o maior cartão com circulação mundial, sendo aceito em 12 milhões de estabelecimentos.

De acordo com o site da ABECS (1), Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, o primeiro cartão de crédito deste tipo atual foi o Diner’s Club, surgido por volta de 1950, criado por Macnamara, Schneider e Bloomingdale, que surgiu de uma necessidade, pois todos, ao pedir a conta, perceberam que estavam sem dinheiro e negociaram com o proprietário que pagariam a conta mais tarde, e resolveram criar um mecanismo que se facilita o pagamento. Inicialmente restrito a uma rede de hotéis e restaurantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com