TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartório Digital

Exames: Cartório Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2012  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 4

CARTÓRIO DIGITAL

Introdução

Muito embora a informatização tenha incorporado grande parte dos serviços cartórios, a verdade é que as serventias ainda vivem em meio a muitos papéis. Queira ou não esse material ainda faz parte da vida dos cartórios. Todos aqueles que trabalham num cartório sabem o quanto é difícil trabalhar envolto de papéis e ser chamado de burocratas.

Através dos cartórios digitais é possível solicitar certidões via Internet e os correios entregarem a certidão no domicílio do requerente. Estas sistemática agiliza os trabalhos da serventia e traz maior segurança aos atos cartorários. Com a implementação da certificação digital os cartórios poderão diminuir o volume de papeis arquivados em suas dependências, com total integridade de conteúdo e manutenção de seu valor jurídico. Desta maneira, com os processos cartórios baseados em assinatura digital, com aplicação da certificação digital, constituirão numa peça primordial na eliminação de documentação física impressa nas serventias, porque permitem o armazenamento seguro de documentos digitalizados em total garantia de sua integridade.

O que é o Cartório Digital

O Cartório Digital é um serviço on-line, prático e rápido, que disponibiliza à sociedade a facilidade de solicitar a segunda via de certidões de qualquer natureza, bem como Certidões de Protestos, Certidões de Buscas de Títulos e Documentos através da internet à todos os cartórios integrantes da rede brasileira de cartórios.

Atualmente o serviço está disponível em 22 estados mais o Distrito Federal, abrangendo quase todo o território nacional, permitindo ao usuário ou empresa, receber seus documentos, no endereço indicado no site, com total comodidade, rapidez e segurança. Isso significa mais agilidade, otimização de seu tempo e uma excelente relação custo benefício para os usuários.

Como Funciona

O processo de Pedido de Certidões on-line é muito simples. Os dados necessários para emissão da mesma serão pedidos no site gradativamente, passo-a-passo. Em um único pedido, é possível solicitar diversos tipos de certidões para um ou mais Cartórios, desde que estejam localizados em um mesmo estado. Desta forma o cliente recebe todas as suas certidões, pagando apenas um único custo de postagem por cartório, o que gera uma significativa economia no custo. Contudo, é de extrema importância que as informações preenchidas no seu pedido sejam precisas, basta verificar se selecionou o cartório correto. Ou seja, antes de solicitar a segunda via de uma certidão deve ter certeza de qual cartório registrou a primeira via deste documento. Caso não saiba, há a pesquisa no site do Ministério da Justiça http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm. Nele é possível encontrar a relação de todos os cartórios do Brasil, com seus respectivos endereços e telefones.

COMO ACOMPANHAR O PEDIDO

Informando o endereço de e-mail, receberá três mensagens durante o processo de solicitação; A primeira confirmará o início do pedido com seu respectivo número, a segunda na finalização, junto a qual será enviado um resumo do mesmo e, por fim, uma mensagem com a confirmação do pagamento. O prazo de entrega do mesmo começa a contar a partir da data de confirmação do pagamento.

RECEBIMENTO

O recebimento do pedido é conforme a opção de entrega escolhida.

Sedex ou Carta Registrada: Será entregue no endereço indicado pelo solicitante no ato do pedido. Por se tratar de documento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com