TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa Auto Sustentável

Pesquisas Acadêmicas: Casa Auto Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Nosso Trabalho sobre Casa Sustentável tem como objetivo mostrar como pequenas mudanças podem trazer grandes benefícios tanto no presente como no futuro das próximas gerações.

O reuso de água, uso de energia solar e outros poupam os recursos naturais cada vez mais escassos.

Hoje em dia os gastos com projetos sustentáveis são altos, mas esse investimneto tem retorno e em breve acreditamos que sejam até obrigatórios nas construções, o que pode fazer com que esses recursos sejam barateados.

Vamos a seguir, conhecer a definição, funções e tipos projetos sustentáveis que podem ser agregados à construção Civil, além de dar exemplos de suas utilizações.

DEFINIÇÕES

CASA – “Nome comum a todos os edifícios especialmente destinados à habitação; prédio”. (BARSA)

SUSTENTÁVEL segundo a Revista Téchne é:

A definição de um conceito tão debatido atualmente foi publicada, em 1987, no BRUNDTLAND Report, relatório emitido pela comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (World Commission on Environment and Development) ou Brundtland Commission, criada em 1983, pelas Nações Unidas. O objetivo era definir políticas e estratégias de desenvolvimento sustentável nos âmbitos social, econômico e, sobretudo, ambiental. (FIGUEROLA – REVISTA TÉCHNE, 2008. Pág. 44).

AUTOSUSTENTÁVEL – “Capaz de assegurar sua própria sobrevivência.”.

( BARSA).

Ainda segundo a Revista Téchne:

(...) A principal característica de um projeto sustentável é a eficiência no uso de energia, água e recursos ao mesmo tempo em que propicia um excelente nível de conforto (...) ao usuário. Como consequência, redução da emissão de carbono. A edificação deve ser monitorada em sua fase de uso e manutenção para verificação de consumos (...) e possíveis correções a serem feitas. (LICHTENBERG – REVISTA TÉCHNE, 2008. Pág. 45).

Figura 1 - Casa Autosustentável (DELAS).

Depois de todas essas definições acreditamos que podemos definir também como; LIBERDADE, já que uma casa autossustentável pode assegurar a sobrevivência dos próprios moradores, livrá-los de várias contas suprindo suas carências de maneira ecologicamente correta a partir de acréscimos no projeto ou reformas que terão retorno financeiro em aproximadamente dois anos. Podemos ver na Figura 1 o projeto completo de uma casa autosustentável e suas particularidades no desenrolar do nosso trabalho.

CASA COM APROVEITAMENTO DE CONTÊINER

Há tempos a contrução Civil é protagonista no cenário de poluição ambiental, por que não procurar alternativas para evitar o desperdício de recursos naturais e diminuir as sobras, por exemplo?

Um novo conceito mundial de construção limpa é reutilizar contêineres de transporte marítimo agregados a Construção Civil. Um bom exemplo é casa que o Arquiteto Danilo Corbas fez para ele e sua família morarem na Granja Viana, arredores de São Paulo. Danilo utilizou os contêineres de vida útil de cerca de 10 anos comprados no porto de Santos como estrutura principal de sua construção de 196 m² distribuída em dois pavimentos. Ao todo, são três quartos, sala de estar, sala de jantar e cozinha gourmet integradas, escritório, três banheiros, área de serviço, garagem e varandas como podemos ver nas figuras 2 e 3.

A casa é fresca e iluminada, devido a grande utilização de janelas e portas de vidro e o telhado verde comprado basicamente pronto, em Itú, interior de São Paulo, ele traz equilíbrio na temperatura das quatro estações do ano.

Assim ele conseguiu um lar que obedece aos já famosos "três R": reduzir, reciclar e reaproveitar.

O arquiteto calcula que o custo da sua Casa Contêiner é no mínimo 35% mais barata que o de uma moradia convencional do mesmo tamanho.

Outra coisa muito interessante é a mobilidade que proporciona, pode-se mudar o desenho da casa ou até transportá-la para outros lugares distantes.

Podemos ver na figura 4, outra casa feita de 2 contêineres fotografada em pesquisa de campo em Itanhaém – SP,

Figura 2 - (FLICKR)

Figura 3 - (LIVINGDESIGN)

Figura 4 – Casa de contêineres em Itanhaém SP (PAULA)

Podemos usar contêineres no canteiro de obras como vimos na pesquisa de Campo.

Figura 5 – Utilização de container em canteiro de obras. (LIANE)

CLIMATIZAÇÃO

Podemos incluir também o conceito de Sustentabilidade na climatização do ambiente, garantindo a qualidade e o conforto e levando em consideração a preservação do ambiente.

Segue abaixo, alguns exemplos de climatização:

1. TELHADO VERDE: Consiste em fazer um “jardim” no telhado, composto de plantas de pequeno a médio porte ou apenas por gramíneas, sempre com terra, membrana impermeável e a laje, conforme figuras ----e----. Essa técnica tem como objetivo trazer ao interior da casa conforto térmico e o aumento da qualidade do ar, aumento da biodiversidade nos centros urbanos, redução da emissão de carbono, combate ao aquecimento global, redução das ilhas de calor e devido a sua capacidade de absorção de água ajuda a resfriar a casa conforme podemos ver no gráfico um. Outras opções de telhado é utilizar telhas cerâmicas ou vitrificadas que também trazem conforto térmico ao ambiente.

Figura 6 – (DELAS)

Figura 7 - ( ECOTELHADO)

Gráfico 1 – Telhado Verde ( LUCIANOFLE)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com