TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casas Sustentáveis

Dissertações: Casas Sustentáveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  3.801 Palavras (16 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

A casa ecológica tornou-se não somente uma opção, mas também uma necessidade nos dias atuais. Haja vista, a grande demanda por projetos sustentáveis que aliam modernidade, praticidade, economia e contribuição ao meio ambiente sem perder é claro o conforto. Hoje, são enormes as alternativas para se construir não só casas, como também prédios comerciais e industriais, escritórios e apartamentos, enfim, várias opções para qual for a finalidade. Neste trabalho iremos apresentar o que é uma casa ecológica e suas características, como pro exemplo, a preservação da topografia do terreno, o uso de iluminação e ventilação naturais, o aproveitamento de energias limpas provenientes do sol e dos ventos, tudo isso com utilização de materiais de baixo impacto ambiental. . Os estudos promovem a cada dia novos materiais e técnicas mais eficientes e econômicos. Portanto, apresentaremos várias dessas novas tecnologias e seus diferenciais em relação aos convencionais. Dentre elas estão: o piso de bambu, que alia sofisticação à durabilidade; A tinta natural, que não agride o meio ambiente, além de ser altamente resistente a umidade e proliferação de mofos e fungos; E a madeira plástica, material de ótimo custo-benefício. No entanto, antes de começar qualquer projeto deve haver um minucioso estudo para que o resultado se adéqüe a sua necessidade, conseqüentemente, evitando desperdícios e gastos desnecessários, que tem sido um grande erro na área de construção civil. Por fim, mostraremos também um modelo de projeto de uma casa sustentável, suas vantagens e desvantagens e, como é possível, nos dias atuais, construir casas populares ecológicas com soluções viáveis e mais em conta que até mesmo projetos de construções tradicionais.

Também conhecidas como casas ecológicas, as casas sustentáveis são aquelas projetadas e construídas de maneira a respeitar o meio ambiente, seguindo os princípios da sustentabilidade ambiental e garantindo o bem-estar dos moradores. O conceito de moradia ecológica é relativo e está em constante evolução. É provável que no futuro a consciência ecológica aumente, as técnicas melhorem e surjam casas mais ecológicas do que conseguimos construir hoje. Não pense que essa seja uma casa rudimentar, pois na realidade, a casa ecológica é parecida com uma casa tradicional, porém com diferenças significativas para o meio ambiente. Normalmente se fala em casas, mas apartamentos, escritórios, prédios comerciais e industriais podem ser ecológicos também.

Casas modernas e ecologicamente corretas são projetadas utilizando-se soluções sustentáveis desde a estrutura até o acabamento. Sabendo da crescente necessidade de se conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta, cada vez mais pessoas têm buscado soluções sustentáveis para tarefas do dia a dia. Atualmente, a sustentabilidade doméstica foi além de separar o lixo orgânico do reciclável. Já é possível ver casas modernas com projeto de arquitetura não somente bonito, mas também altamente sustentável que, além de preservar os recursos do meio ambiente, ainda prezam pela economia financeira dos seus proprietários e moradores, sem abrir mão do conforto com o qual já estamos todos acostumados.

Com um projeto bem feito, é possível construir uma casa sustentável sem gastar muito mais por isso. Geralmente, a maioria dessas tecnologias se paga sozinha com a economia que geram, sem falar que valorizam a construção no caso de uma futura venda.

Vejamos algumas características da moradia ecológica.

- Preservação da topografia do terreno: A movimentação de terra em uma obra causa impacto no terreno. A camada superior do solo, que é fértil, será deslocada. Materiais de camadas inferiores serão trazidos à tona. Em uma moradia ecológica, a topografia natural é respeitada.

- Área de infiltração: Na casa ecológica existe a preocupação de permitir a infiltração da água da chuva no terreno. Mesmo em terrenos com alta ocupação é possível deixar alguma área de infiltração. Basta evitar a pavimentação e o calçamento que não sejam estritamente necessários.

- Iluminação e ventilação naturais: A casa ecológica é econômica. O projeto favorece a ventilação e iluminação naturais porque são um presente da natureza. Assim, economiza-se com lâmpadas e ventiladores.

- Materiais e técnicas de baixo impacto ambiental: Os materiais de construção devem ser escolhidos privilegiando as soluções locais. A madeira costuma ser importante na casa ecológica, desde que tenha procedência certificada. Os materiais de demolição são bem-vindos, pois incorporam o conceito de reciclagem à construção civil.

- Isolamento térmico: A casa ecológica tem isolamento térmico eficiente. Assim, ela será fresca nos dias quentes e aconchegante no frio reduzindo gastos com ar condicionado ou calefação.

- Aquecimento solar: Em quase todas as regiões do Brasil existe insolação suficiente para o aquecimento solar da água doméstica. A energia solar é gratuita, por isso, o investimento inicial é recuperado com o tempo através da economia de energia paga.

- Captação de água da chuva: A água da chuva que cai no telhado pode ser captada e usada na casa ecológica para economizar água tratada. O custo de um sistema de captação é recuperado com a economia na conta de água.

- Tratamento de águas residuais: Uma estação compacta de tratamento de água servida pode entregar a água quase limpa para o ambiente ou para o sistema de esgotos municipal.

- Redução do entulho: A construção civil no Brasil tem a má fama do desperdício. O projeto deve prever a otimização do uso do material, para evitar excesso de entulho e sobras no final da obra. A condução da obra deve orientar os trabalhadores para agirem de forma responsável nesse quesito.

- Integração discreta à paisagem: O paisagismo da casa ecológica faz com que ela se integre ao ambiente, sem se impor sobre ele. A casa deve ser um elemento a mais na paisagem e não o seu centro.

- Verde, muito verde: A casa ecológica tem muito verde. Quanto mais, melhor. Só uma das vantagens do verde já justifica seu cultivo: vegetais removem gás carbônico do ar e reduzem o efeito estufa.

- Mobiliário ecológico: A mobília da casa também deve ser ecológica. Isso quer dizer que é fabricada com materiais de baixo impacto e com técnicas que reduzem o processamento. Fibras naturais como vime e algodão são comuns nesse mobiliário. Móveis de demolição também são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com