TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chips E Barramentos De Computadores

Pesquisas Acadêmicas: Chips E Barramentos De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 5

Todas as CPUs atuais se encontram contidas dentro de chips. Esses chips possuem pinos que podem enviar sinais, receber sinais ou realizar ambas as tarefas. Esses sinais são trocados com a memória e com chips de dispositivos de E/S. Essa troca de sinais é feita através de um conjunto de fios paralelos que conectam os dispositivos envolvidos nessa troca de sinais. Esse conjunto de fios utilizado para transferir informações é denominado barramento. Os pinos dos chips de CPU que recebem mais destaque são classificados em três categorias: pinos de endereço, de dados e de controle. Assim, quando a CPU pretende buscar uma instrução, a mesma coloca o endereço dessa instrução nos pinos de endereço, que por sua vez transferem esses sinais à pinos semelhantes nas memórias e nos chips dos dispositivos de E/S. Logo após a CPU ativa uma ou mais linhas de controle para informar a memória de que a CPU pretende ler uma palavra, por exemplo. Em seguida a memória envia a palavra requisitada aos pinos de dados sa CPU. Assim que percebe que a transmissão, a CPU aceita a palavra e executa a instrução. A instrução por sua vez pode requisitar uma ou mais nova(s) leitura(s) ou escrita(s) na memória. Nesse caso, o procedimento se repete quantas vezes forem necessárias. Existem dois parametros essenciais para determinar o desempenho da CPU: o número de pinos de endereço e o numero de pinos de dados. Um chip que possui x pinos de endereço por exemplo, pode endereçar até 2^x endereços de memória. Um chip que possui 8 pinos de dados por sua vez, precisará efetuar duas operações para realizar a leitura de uma palavra de 16 bits, enquanto que um chip com 16 pinos realiza a mesma leitura com apenas uma operação. Além dos pinos de endereço, dados e controle, os chips possuem tambem pinos de alimentação, terra e para um sinal de clock. Quanto aos pinos de controle, servem para controlar o fluxo e a temporização de dados que vão e vem da CPU. Alem dos pinos já citados, existem outros pinos que variam de chip para chip.

Barramento portanto é um caminho elétrico através do qual as informações fluem de um dispositivo para o outro. Os barramentos podem ser internos ao chip da CPU (através do qual sinais eletricos são trocados com a ALU) e internos (através do qual a CPU troca sinais com a memória e com os dispositivos de E/S). Os primeiros computadores pessoais tinham somente um barramento externo, que possuia entre 50 e 100 fios de cobre paralelos. Já os computadores modernos, possuem no mínimo dois barramentos, um entre a CPU e a memória e outro entre a CPU e os dispositivos de E/S. Apesar de os projetistas serem livres para usar qualquer tipo de barramento dentro dos chips, eles devem obedecer a um conjunto de regras para que seja possível conectar placas produzidas por terceiros ao barramento. Esse conjunto de regras a serem seguidas é denominado protocolo de barramento. Além das regras pré-estabelecidas no protocolo, é necessário se preocupar com especificações mecânicas e elétricas de modo a permitir que as placas caibam nos conectores da placa mãe e que os pinos sejam compatíveis. Embora fosse melhor que só houvesse um único barramento em uso no mundo inteiro, isso seria impossível, porque já existem diversos barramentos e eles não desaparecerão tão facilmente devido a grande quantidade de investimento que foi necessário aplicar no projeto dos mesmos. Os dispositivos conectados ao barramentos podem assumir o papel de mestre ou escravo. Aqueles denominados mestres são os dispositivos ativos, ou seja iniciam as transferências de dados. Já os denominados escravos, são os dispositivos pasivos, que é o nome designado aos dispositivos que esperam requisições para fazer transferências. Geralmente os sinais emitidos pelos dispositivos através do barramento são fracos e insuficientes para concluir as trocas de sinais. Para isso, existem os controladores de barramento, receptores de barramento e transceptores de barramento. Esses chips servem como amplificadores digitais, para que os sinais cheguem aonde precisa com uma amplitude aceitável. Um fato que merece também a nossa atenção é que pode acontecer de a CPU ter menos pinos de endereço do que a quantidade de fios de endereço no barramento. Isso acontece porque os poucos pinos de controle da CPU formam um código que informa se a CPU está fazendo uma leitura na memória, uma escrita na memória, uma leitura nos dispositivos de E/S ou uma escrita nos dispositivos de E/S. Quando isso acontece, é necessário que se faça uma decodificação do sinal para que os bits sejam transmitidos um a um através de cada fio do barramento.

A largura do barramento é um elemento que interfere diretamente no desempenho do computador, e o motivo disso é muito óbvio. Primeiramente, como ja foi dito anteriormente, a quantidade de localizações que podem ser endereçadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com