TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo De Vida Software

Artigo: Ciclo De Vida Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

Processo de Desenvolvimento de Software

PETERS E PEDRYCZ

Introdução e Funcionamento

Os engenheiros se envolvem numa sequência de atividades, que produzem documentos para se obter um Programa bem produzido. Para isso há uma sequência linear de etapas com níveis de hierarquia que formam o Processo de Software. O primeiro nível e Universal, serve para ser usado em qualquer projeto. Depois, no nível Mundial, são identificados métodos e guias especifícos do projeto e que resultam do Nível Atômico, que por sua vez detalha as etapas pelos Algoritmos. Atualmente, no desenvolvimento de softwares há uma sucessão de atividades ou processos para especificar, projetar e testar retorno ainda em sua montagem, com isso subprocessos existem para executar funções específicas, como Decisões, Execuções e Medições.

O sistema principal conta com três processos para dar vida ao planejamento inicial(guia do projeto). São estes o Decidir/Escolher, Executor e Medir. O processo decisório determina se a condição de entrada foi satisfeita, e assim escolhe qual o melhor executor. Esse por sua vez verifica se a tarefa funciona e se é satisfeita, enquanto o Medir avalia os resultados do executor. Estes três funcionando juntos irão gerar um Sistema de FeedBack, que possui quatro formas: Medições da entidade de software, Corretiva, Mudança ou Aprimoramento, onde cada forma apontará qual tipo de melhoria deve ser feita.

Arquitetura ETVXM

Entrada(decisório), Tarefa, Verificar, Saída(Executor) e Medir são subprocessos do Sistema de FeedBack e definem a arquitetura de processo. Cada processo Executor produz uma Entidade de Software que deve ser medida e comparada ao planejamento inicial e guias de engenharia de software para melhorar o produto. Após o decisório comparar o FeedBack com o projeto inicial, irá introduzir mudanças no processo executor. Tudo isso caracteriza um pré projeto.

Para resultar num software de qualidade e ser caracterizado como um Projeto, o processo deve ser certificado de acordo com as melhorias feitas com base nos padrões de sistema, plano de qualidade, requisitos, análise de problemas, orçamento ainda no pré projeto. Com isso, diminuirão os erros em etapas avançadas de processos de software como codificação, teste e manutenção.

Para ser eficiente, um processo de sotware deve ter um conjunto de sistemas de FeedBack simultâneos com executores aprimorando o processo. A imagem mostra que deve se investir mais tempo na fase de pré projeto, isso resultará em mais testes e promoverá um projeto final atendendo ao orçamento desejado.

Muitos estudos falam sobre as causas de projeto que estouram o orçamento, a causa principal é o excesso de gastos só com manutenções e pouco investimento em testes.

Perfis de um Processo de Software

Existem dois tipos de executores em um processo de Sw, “o que” e “como”. O primeiro trabalha para atender os requisitos do cliente. Já o segundo, determina a estrutura e o conteúdo do produto de software para atender aos requisitos do projeto em formato Feed-Foward.

As decisões sobre a forma do sistema levam a escolher as arquiteturas(sistemas de feedback), estruturas de controle(decisório), tipos de dados e entradas e saídas para decidir “como“ se construir um sistema. É justamente pelo feed-foward e seu trabalho de consecutivas atividades, que se implementa um sistema operacional.

- Verificação e Validação de Software

A V&V está presente em cada uma das atividades de um processo de software e deve satisfazer aos requisitos de sistema. A validação tem como objetivo garantir que todos os requisitos dos niveis universal e mundial estejam sendo atendidos e serve para garantir um produto de software com sucesso.

- Evolução do Software

A evolução acontece de acordo com as melhorias que estão sendo processadas. Ao atingir um padrão evolutivo de atividades paralelas, ou seja tarefas sendo executadas e aprimorando o processo de software constantemente. Para isso, existe um padrão a se seguir: onde, porque, que, quando, como, por quem. As partes desse padrão devem funcionar em paralelo e isso se caracteriza como um framework que é um conjunto de conceitos usado para resolver um problema de um domínio específico. Portanto, o feedback dos sistemas em operação em conjunto com os documentos do software promoverão a evolucão e com isso a mudança de versão do software.

- Processos de Ciclo de Vida de Software

Um CVS é o período de tempo onde se inicia o conceito para o produto de software e o fim da utilização do software. Um modelo de ciclo de vida de um software representa atividades, entradas e saídas(documentos, tabelas e medições) e as interações presentes durante o CVS. Ele tornará-se específico de acordo com o modelo escolhido a as atividades de mapeamento do projeto para com o modelo.

Modelos de Projeto de CVS: Cascata, incremental, espiral, prototipação, evolucionário, orientado a objetos, embutido ou psp. Atividades de mapeamento: Processos de gerenciamento de projeto, Processos pré-desenvolvimento, Processo de desenvolvimento, Processos pós-desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com