TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Da Computação

Trabalho Universitário: Ciencia Da Computação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

que vão desde quais metodologias de desenvolvimento serão escolhidas para o projeto, passando pela elaboração dos requisitos, análise, codificação, testes, implementação e manutenção do produto desenvolvido.

Quando se pensa em escolher uma metodologia que seja a mais indicada para um determinado projeto, devem-se aplicar os conhecimentos adquiridos em relação às diversas técnicas de desenvolvimento.

Além de se escolher a melhor metodologia, a equipe deve levar em consideração as melhores práticas para se realizar a etapa da codificação e teste do produto. Neste campo, também existem algumas opções como a análise estruturada e a orientada a objetos.

O plano de testes é outro ponto muito importante que não pode ser deixado de lado. Em muitos cenários pode-se observar que a equipe de desenvolvimento acaba relegando em segundo plano os testes do produto. E, por causa desta visão, o produto final pode apresentar sérios problemas a ponto de ser rejeitado pelo usuário por não atender às suas expectativas.

O nosso desafio consiste em desenvolvermos um projeto envolvendo as etapas referentes à engenharia de software e análise de sistemas.

Para tanto, deve-se montar uma equipe de 3 a 5 alunos para que a troca de conhecimentos e experiências propicie, ao final desta atividade, uma proposta de desenvolvimento de software coerente e concisa como solução ao problema proposto.

Considere que a equipe foi contratada por uma clinica veterinária, cujo nome fantasia é CLIVET, que deseja instalar uma solução computacional para melhorar os controles das informações referentes aos clientes, serviços, produtos e financeiro da empresa.

Com vista a atingir o objetivo proposto a equipe deverá desenvolver, durante o semestre, as atividades estipuladas em cada etapa descrita a seguir.

Objetivo do Desafio

Elaborar um projeto de Engenharia de Software que permite o desenvolvimento de um software a ser utilizado em uma clínica veterinária para a administração das rotinas diárias de uma empresa.

Ciência da Computação – 3ª Série – Engenharia de Software e Análise de Projeto de Sistemas

Fernando Salles Claro

Pág. 4 de 11

ETAPA 1(tempo para realização: 4 horas)

 Aula tema: Conceitos da Engenharia de Software. Processos de Desenvolvimento de Softwares Clássicos e Ágeis.

Esta atividade é importante para que você possa desenvolver as suas competências e habilidades na identificação, análise, e documentação das necessidades dos usuários tendo em vista a elaboração de uma proposta de desenvolvimento de um sistema computacional.

Esta etapa, a ser realizada pela equipe, visa discutir a situação problema do desafio cuja meta é estudar as características dos processos de desenvolvimento de softwares clássicos e ágeis. Com essa base será possível escolher qual será utilizado durante o desenvolvimento do projeto.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Fazer uma reunião inicial com os integrantes para determinar as necessidades da CLIVET. O professor da disciplina deverá participar desta etapa assumindo o papel do dono da empresa.

A equipe deverá fazer uma série de perguntas ao proprietário da CLIVET para identificar as necessidades e conhecer melhor o negócio do cliente.

Conhecido o escopo inicial, deverão identificar quais metodologias de processos que poderiam ser utilizadas, levando-se em consideração suas características, vantagens e desvantagens.

Passo 2 (Equipe)

Elaborar e apresentar ao cliente três opções de metodologias de processo, mostrando suas características, vantagens e desvantagens na aplicação para o sistema solicitado.

Para isso, deverão construir uma tabela com as opções de metodologias e pelo menos 5 características principais, e desejáveis nesse tipo de ferramenta.

Por fim, a equipe deverá fazer uma análise apresentando claramente ao cliente as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com