TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia e Engenharia dos Materiais

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4
  1. :"Cite e justifique as três condições que tornam necessário um maior grau de confiabilidade para os equipamentos das indústrias de processos em comparação com as demais indústrias em geral"

1 Regime de trabalho
2 Fluxograma do processo – cadeia contínua entre os equipamento.
3 Manuseio de produtos de riscos e condições de risco.

As indústrias de processo trabalham em regime continuo. Os equipamentos ficam, portanto, submetidos a um regime severo de operação, porque não há parada para manutenção e inspeção.

Os diversos equipamentos formam uma cadeia contínua, através da qual circulam os fluidos de processo, deste modo, a falha ou paralização de um único equipamento, por qualquer motivo, obriga geralmente à paralisação de toda instalação, É evidente que toda paralisação não programada na indústria resulta sempre em vultuosos prejuízos e perda de produção e de lucros cessantes, vinda daí a necessidade do máximo de segurança e confiabilidade de funcionamento desse equipamento.

Existe condições de grande risco, devido ao manuseio de fluidos infamáveis, tóxicos, explosivo, ou em elevadas pressões ou temperaturas, condições para as quais qualquer falha pode resultarem um acidente grave ou mesmo um desastre de grandes proporções.

2 - Deformação viscoelástica: a) Contraste as maneiras pelas quais os ensaios de relaxação de tensão e de fluência viscoelástica são conduzidos. b) Para cada um desses ensaios, qual o parâmetro experimental de interesse e como ele é determinado.

  1. Nos ensaios de relaxação de tensão, inicialmente, uma amostra é deformada rapidamente em tração até um nível de deformação predeterminado e relativamente baixo. A tensão necessária para manter essa deformação é medida como uma função do tempo, enquanto a temperatura é mantida constante. Observa-se que a tensão diminui com o tempo devido a processos moleculares de relaxação que ocorrem dentro do polímero.

Nos ensaios de fluência viscoeslástica em polímeros são conduzidos da mesma maneira que em metais; ou seja, uma tensão (normalmente de tração) é aplicado instantaneamente e é mantida em um nível constante enquanto a deformação é mantida em função do tempo. Além disso, os testes são realizados sob condições isotérmicas.

  1. Os parâmetros experimentais de interesse para o ensaio de relação de tensão e de fluência viscoelástica são: o módulo de relaxação e o módulo de fluência respectivamente.

O módulo de relação é um modulo de elasticidade dependente do tempo para polímeros viscoelasticos, definido como a razão entre a tensão, que varia ao longo do tempo, e o um valor constante de deformação.

Além disso, a magnitude do módulo de relação é função da temperatura; e para caracterizar mais completamente o comportamento viscoelástico de um polímero, medidas de relação de tensão isotérmicas devem ser conduzidas em uma faixa de temperatura.

Já o módulo de fluência depende do tempo, que é definido como a razão entre a tensão constante aplicada e a deformação dependente do tempo. Esse modulo também é sensível a temperatura e diminui com o aumento desta.

3 -Quais as técnicas de polimerização e quais as principais diferenças entre elas?

Na polimerização por adição ocorre um processo pelo qual as unidades monoméricas são unidas, uma de cada vez, de modo semelhante a uma cadeia, para forma uma macromolécula linear. Já na polimerização por condensação a formação de polímeros ocorre através de reações químicas intermoleculares que ocorrem passo a passo em que podem envolver mais do que uma espécie de monômero.

Outra diferença consiste no peso molecular. Na condensação o subproduto apresenta baixo peso molecular, já na adição isso não acontece, devido o peso molecular ser governado pelas taxas relativas de iniciação, propagação e terminação, Normalmente, elas são controladas para garantir a produção de um polímero que tenha o grau polimerização desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com