TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuitos combinacionais e aritméticos

Por:   •  21/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.283 Palavras (14 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

FACULDADE DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA E COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO 2

CIRCUITOS COMBINACIONAIS E ARITMÉTICOS

TURMA 1A - EQUIPE 05

CLARA VASCONCELOS                21550292

ELEN SOUZA                               21457865

MANAUS

2015[pic 1]


TURMA 1A - EQUIPE 05

CLARA VASCONCELOS                21550292

  ELEN SOUZA                             21457865

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO 2

CIRCUITOS COMBINACIONAIS E ARITMÉTICOS

Relatório apresentado ao curso de graduação em Engenharia de Produção da FACULDADE DE TECNOLOGIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) para obtenção de nota parcial da disciplina de Laboratório de Eletrônica Digital.

Professor: Thiago Brito

MANAUS[pic 2]

2015

Sumário

1-        QUESTÕES        

Questão 1:        

Questão 3:        

Questão 4:        

2-        RESULTADOS        

Questão 1:        

O circuito codificador foi elaborado utilizando-se da tecnologia CMOS com resistores em pull down. Dessa forma temos que quando os botões estão ativados é o equivalente a nível lógico 1. Abaixo tem-se a tabela verdade da qual foram extraídas as seguintes funções lógicas que deram origem ao circuito em questão.        

Equações:        

Tabela verdade (codificador binário)        

Tabela  de custos (codificador binário)        

Questão 2:        

Equações:        

Tabela verdade 1                                                                           Tabela verdade 2        

Tabela  de custos (somador/subtrator)        

Questão 3:        

Equações:        

Tabela verdade        

Tabela  de custos (decodificador)        

Questão 4:        

Tabela  de custos (4)        

3-        CONCLUSÃO        

4-        ANEXOS        

CI 4071        

DATASHEETS        

[pic 3]


  1. QUESTÕES

Questão 1:

Monte no simulador um codificador de decimal para binário (BCD8421) utilizando portas lógicas CMOS, AND de 2 entradas, OR de 2 entradas, Inversores, e utilize resistores de pull-down para a seleção das chaves.

  1. Monte as expressões lógicas do experimento utilizando a Tabela Verdade e descreva o comportamento do circuito simulado.
  2.  Adicione os DATASHEET’s informando a família lógica, tensão de alimentação, faixa de operação dos CIs em temperatura, VIH, VIL, VOH, VOL, TPLH, TPHL, VNH, VNL, Fan-out(BAIXO) e Fanout (ALTO).
  3.  Faça uma pesquisa do preço dos componentes utilizados. E calcule o quanto seria gasto para o projeto desse codificador.

Descrição Geral dos Circuitos:

 

Para o circuito do codificador foram utilizados os seguintes componentes: Botões, resistores de 10K Ohms, um display de sete segmentos e três CI’s 4071 com portas lógicas OR.

O circuito simulador de um codificador de decimal para binário (figura 1) foi montado com dez entradas e uma fonte de alimentação de 5V. Cada entrada é ativada, ou não, por botões que estão diretamente ligados a resistores de 10k Ω em pull down. Dessa forma, quando os botões estão ativados a entrada recebe a alimentação de 5V e mantém o nível alto (nível lógico 1). Quando os botões estão desativados o resistor desvia a corrente para o Ground (ou terra) e mantém-se o nível baixo (nível lógico 0).

Pela tabela verdade (que será apresentada nos resultados) o circuito representa a codificação de um número decimal em Binário (BCD8421). Foram utilizados resistores em pull down e CI’s da família CMOS, o que indica que as entradas são ativadas em nível alto ou nível lógico 1.

As entradas são ativadas por 10 botões onde cada um representa um número decimal de 0 a 9. Ativando um botão por vez, o circuito codifica o decimal selecionado e gera a saída em código binário. No entanto a presença do display de sete segmentos apenas confirma que o número foi corretamente codificado (figura 2).

[pic 4]

                             Figura 1 – Circuito Codificador

[pic 5]

Figura 2 – Ativação do Codificador e display de 7 segmentos

Questão 2:

Monte no simulador um somador/subtrator de 4 bits utilizando portas lógicas CMOS, AND de 2 entradas, OR de 2 entradas, XOR de 2 entradas, Inversores, e utilize resistores de pull-down para a seleção das chaves.

  1. Monte as expressões lógicas do experimento utilizando a Tabela Verdade e descreva o comportamento do circuito simulado.

  1. Adicione os DATASHEET’s informando a família lógica, tensão de alimentação, faixa de operação dos CIs em temperatura, VIH, VIL, VOH, VOL, TPLH, TPHL, VNH, VNL, Fan-out(BAIXO) e Fan-out(ALTO).

  1. Faça uma pesquisa do preço dos componentes utilizados. E calcule o quanto seria gasto para o projeto desse somador/subtrator.

Descrição Geral dos Circuitos:

Para o circuito do somador/subtrator foram utilizados os seguintes componentes: Botões, resistores de 10K Ohms, um display de sete segmentos, três CI’s 4030 (com portas lógicas XOR), três CI’s 4081 (com portas lógicas AND) e três CI’s 4071 (com portas lógicas OR).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (885.8 Kb)   docx (109.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com