TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuitos de corrente alternada

Por:   •  11/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITARIO[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        PORTFÓLIO        Erro! Indicador não definido.



  1. PORTFÓLIO

Pesquisar, no mínimo seis principais instrumentos de medidas elétricas e eletrônicos e apresentar o princípio de funcionamento e aplicações de cada um deles.

Megômetro

Com o Megômetro (ou medidor de isolamento) fazemos testes de isolação elétrica entre duas partes de um equipamento – por exemplo, motores e transformadores. O Megômetro é muito importante na manutenção preditiva (capacidade de prever falhas) de instalações elétricas.Em testes acumulados durante um certo período de tempo podem ocorrer variações bruscas de resistência por causa de problemas de isolamento.

Voltímetro

O voltímetro é um instrumento usado para medir a diferença de potencial entre dois pontos em um circuito. Os voltímetros de agulhas são baseados no mesmo princípio que o amperímetro de agulha, pois ambos podem ser construídos por um galvanômetro de quadro móvel, mas no caso do voltímetro é montado em série com o galvanômetro uma resistência geralmente alta. A montagem, para medir tensões, é montada em paralelo no circuito.

Capacímetro

O capacímetro, como a maioria deveria saber, é usado para medir capacitância. É um instrumento que agiliza descoberta de defeitos em capacitores. Tem os valores acompanhados de F (Faraday para capacitância). Capacitância é a impedância de um circuito que se comporta como um condensador, é a razão entre a carga armazenada em um dos dois condutores que constituem o capacitor e a diferença de potencial existente entre os mesmos.

Indutímetro

Com o indutímetro medimos indutância. Tem os valores de H (Henry para Indutância). Indutância é a propriedade de um circuito elétrico ou de dois circuitos vizinhos, que faz com que uma força eletromotriz seja gerada pelo processo de indução eletromagnética.

Frequencímetro

Como o próprio nome indica, esse instrumento mede a frequência de um sinal elétrico, numa ampla faixa de frequências. Em geral, os equipamentos eletrônicos funcionam com sinais que tem frequências que variam de poucos a bilhões de hertz. O frequencímetro é um instrumento de medida muito preciso, com muitos dígitos no display. Ele também é muito útil na descoberta de problemas, ajuste e comprovação de funcionamento de muitos equipamentos eletrônicos.

Terrômetro

Terrômetro é um medidor de resistência de terra, que pode ser usado tanto para medição de resistência de aterramento como para medição das tensões espúrias geradas pelas correntes parasitas no solo. Entre as aplicações mais comuns do terrômetro, podemos destacar a medição de resistência de terra em indústrias, edifícios, residências, pára raios, antenas e sub-estações, permitindo avaliar a qualidade de um sistema de aterramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com