TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuitos monofásicos

Artigo: Circuitos monofásicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO 3 – CIRCUITOS MONOFÁSICOS

Introdução

Primeiramente é interessante falarmos sobre fator de potência (FP), já que nosso objetivo principal é calcular a capacitância do banco de capacitores para conectar-se em paralelo com o sistema de modo a elevar o fator de potência resultante para um determinado valor de FP indutivo.

Basicamente o fator de potência indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada, desse modo um alto fator de potencia indica uma alta eficiência, e um baixo FP indica uma baixa eficiência. Podemos dizer também que o fator de potencia é a relação de potência ativa e potência reativa.

As cargas indutivas como é nosso caso precisam de um campo eletromagnético para operar. Por isso consomem dois tipos de potência elétrica, sendo elas: Potencia ativa (KW) e potência reativa (KVAr).

A potencia ativa (PA) serve para efetuar o trabalho de gerar calor, luz, movimento, e é medida em Watts (W) ou kilowatts (kw).

Já a potência reativa (KVAr) para manter o campo eletromagnético, é medida por Kilovolt-Amperes-Reativos (KVAr).

Desenvolvimento

Após a leitura do texto no primeiro passo começamos a ter uma Idea mais clara sobre os demais passos.

Como o fator de potência pode influenciar na conta de energia elétrica?

O fator de potência não tem influência sobre a conta de energia elétrica no caso de pequenos consumidores, pois, este é um indicativo da potência ativa, ou seja, quanto maior for este fator, maior será o rendimento de um circuito. Outra parte da potência elétrica, conhecida como potência reativa, é utilizada para criar campos elétricos e magnéticos nos circuitos indutivos/capacitivos, sendo assim, não gerando trabalho. A potência aparente se resume a uma soma vetorial das potências antes descritas. O medidor de energia elétrica mede somente a potência ativa, portanto, se o fator de potência for baixo haverá uma grande dissipação de potência reativa que não será medida pelo medidor. No caso de instalações residenciais, como as cargas indutivas e capacitivas são baixas, isso não costuma acontecer, mas no caso de instalações industriais, isso pode ser um grande problema, sendo às vezes necessário, se fazer do uso de bancos de capacitores para conseguir um aumento neste fator de potência e consequentemente diminuir a potência reativa da instalação.

Qual o menor valor de referência para fator de potência estabelecido pela ANEEL?

Conforme estabelecido por legislação brasileira, o fator de potência deve respeitar um limite mínimo de 0,92, sendo que na ocorrência de um valor menor, o consumidor pode ser penalizado.

Descreva em linhas gerais como pode ser feita a correção do fator de potência da fábrica proposta no desafio?

Como o fator de potência está abaixo do limite mínimo estabelecido pela ANEEL, as ações que deveriam ser tomadas para a correção do fator de potência da fábrica citada seriam uma revisão, e caso necessário, uma revisão na parte de cabeamento, se os mesmos estão adequados a corrente a ser suportada, verificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com