TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuitos rectificadores

Seminário: Circuitos rectificadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Seminário  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Circuitos Retificadores

Circuito retificador é o circuito que transforma a (CA) em (CC), fazendo com que a corrente na carga circule em um único sentido, existem dois tipos de retificadores o de meia onda e de onda completa com 2 diodos ou 4 diodos de onda completa em ponte.

Circuitos retificadores são circuitos cuja finalidade é obter uma tensão continua a partir de uma tensão ou sinal senoidal, um circuito retificador básico é composto por um transformador, retificador, filtro e carga.

O transformador tem a função de reduzir ou elevar à tensão disponível que será enviada ao retificador que convertera a (CA) que é uma corrente bidirecional, em uma (CC) unidirecional.

O Funcionamento do transformador baseia pelo principio da indução eletromagnética, uma corrente alternada (AC) é aplicada em um dos seus enrolamentos primário que produz um fluxo magnético variável que corta as espiras do enrolamento secundário fazendo com que apareça uma F.E.M induzida no secundário. O Transformador tem a função de transferir a potencia do primário para o secundário.

Retificador de meia onda

O retificador de meia onda permite que apenas um semiciclo da onda circule pela carga, neste retificador utiliza apenas um diodo que é o retificador mais simples, devido a sua simplicidade apresenta baixa eficiência.

O retificador de meia onda entra em condução somente no semiciclo positivo, onde esta polarizado diretamente, com a polarização direta comporta se como uma chave fechada e com polarização reversa como uma chave aberta, o diodo real tem resistência direta muito baixa e resistência reversa muito alta.

Retificadores de onda completa

Possui um transformador com tape central (Center-tapped) e dois diodos em paralelo que tem capacidade de retificar tanto o semiciclo positivo e negativo a tensão na carga é de onda completa cujo pico é a metade da tensão secundaria, se tornando um retificador mais eficaz que o de meia onda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com