TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificaçao De Sitemas De INFORAMCOES

Monografias: Classificaçao De Sitemas De INFORAMCOES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CPPP - CÂMPUS DE PONTA PORÃ SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Professor LEANDRO FEUSER

TRABALHO SOBRE CALSSIFICAÇÀO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÒES

2º semestre

Acadêmico:

Luis Antonio Villar Reis

Ponta Porã-MS 2014-09-17

Sistema de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback. Ele dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão. Os sistemas, do ponto de vista empresarial, podem ser classificados de acordo com a sua forma de utilização e o tipo de retorno dado ao processo de tomada de decisões. Os sistemas podem ser de contexto operacional ou gerencial, ou seja, Sistemas de Apoio às Operações e Sistema de Apoio Gerencial (Gestão), como especificado abaixo:

Na sequência, estão apresentados os principais sistemas de informação estudados nas aulas anteriores:

1. SPT (Sistemas de Processamento de Transação);

2. SIG (Sistemas de Informação Gerenciais);

3. SID (Sistemas de Apoio a Decisão); 4. SAE (Sistemas de Apoio Executivo).

Vejamos a seguir as características de cada um desses sistemas:

1. Sistemas de Processamento de Transação (STP ou ST):

A utilização de sistemas de processamento de transações permite que as empresas tornem-se mais eficientes e consequentemente mais competitivas. Essa foi a primeira aplicação utilizando a tecnologia da informação para a maioria das organizações.

Tem por objetivo principal aumentar a eficiência do trabalho, reduzindo os custos e o tempo de execução de uma transação, além de garantir controles mais precisos e mais confiáveis no seu resultado final.

Monitoram, coletam, armazenam, e processam dados gerados em todas as transações da empresa. As transações podem ser processadas em lotes ou online. Transações em lote são inseridas e processadas no sistema em intervalos regulares de tempo. Transações online, por sua vez, são inseridas e processadas no mesmo momento em que vão acontecendo. Esse tipo de sistema é compreendido por um conjunto de pessoas, procedimentos, bancos de dados e dispositivos (enfim, um sistema de informação) utilizados para a automatização de qualquer atividade rotineira da organização, como, por exemplo, vendas e folha de pagamentos.

Tomamos aqui um exemplo do modelo da empresa LENKE PROPACK com o Sistema de gestão da produção e rastreabilidade para controle de produção em tempo real com garantia de peso, rastreabilidade e etiquetas de códigos de barras com impressão automática, garantindo o controle da fábrica no momento que a operação acontece. O sistema é projetado para a indústria alimentícia, principalmente frigoríficos de aves, suínos, industrializados e demais industrias que se assemelham a operação:

Na figura acima pode-se verificar todas as etapas do processo produtivo desde o abate de animais, passando pelo corte, separação, pesagem, embalagem, etiquetagem, resfriamento para armazenagem provisória, paletização expedição de notas e documentos até o despacho da carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com