TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPS_ Sitemas Construtivos

Monografias: EPS_ Sitemas Construtivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

O poliestireno expandido é um material de propriedades peculiares, por esta razão, a cada ano passa por novos estudos permitindo assim sua aplicação nas mais diversas áreas da tecnologia. Este trabalho irá abordar o uso do EPS na construção civil.

Há anos, o homem vem aprimorando seus estudos em busca de melhores condições de vida, para isso são realizadas pesquisas envolvendo as mais diversas áreas e os resultados destas pesquisas, traduzem-se em conforto, comodidade e melhores condições de vida.

Neste contexto, o estudo dos polímeros é fundamental na busca destes resultados e o EPS torna-se um material de grande importância devido a sua variedade de aplicações e propriedades especificas.

O EPS apresenta-se como um material de boa capacidade isolante acústica e térmica, boa resistência ao impacto e a tração, além de outras propriedades que o tornam fundamental para utilização no ramo da construção civil.

Em busca de responder a seguinte questão, o uso do EPS na construção civil é viável quando comparado a outros materiais tradicionalmente utilizados?

As hipóteses levantadas para não viabilidade de outros materiais são:

a) As limitações de possibilidades de usos devido às propriedades dos materiais.

b) A dificuldade de transporte de outros materiais por razões como peso e dificuldade de produção.

c) Custo mais elevado.

d) Maiores desperdícios nas obras.

_______________________________________________________________

O EPS é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, Na sua antiga fabricação entrava o gás CFC, acusado de ser nocivo a camada de ozônio. Porém atualmente usa-se outro gás para expandir o poliestireno.

Nas instalações dos produtores de Isopor®, a matéria prima é sujeita a um processo de transformação física, não alterando as suas propriedades químicas. Esta transformação processa-se em três etapas: 26

4.1.2. A pré-expansão

OO Poliestireno passa por um processo de expansão que ocorre através de aquecimento num pré-expansor. Esse aquecimento é feito por contato com vapor de água. O agente expansor incha o PS deixando seu volume cerca de 50 vezes maior do que o original. O resultado são partículas de Isopor® constituídas por pequenas células fechadas, então o material segue para o armazenamento onde será estabilizado

4.1.3. O armazenamento intermediário

O Poliestireno expansível passa pela segunda etapa que é o armazenamento. Através desse processo o material passará por uma fase chamada fase de estabilização, onde o granulado de Isopor® arrefece criando uma depressão no interior das células. Ao longo deste processo o espaço dentro das células é preenchido pelo ar circulante.

4.1.4. A moldagem

O granulado estabilizado é introduzido em moldes e novamente exposto a vapor de água, o que provoca a soldadura do mesmo; assim obtém-se um material expandido, que é rijo e contém uma grande quantidade de ar.

A escolha do tipo de matéria prima e a regulação do processo de fabricação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com