TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combinando Oferta E Demanda

Dissertações: Combinando Oferta E Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 8

Combinando oferta e demanda

Reduzido a sua essência básica, o objetivo da gestão da cadeia de suprimento é muito simples: tenta equiparar oferta e demanda. No entanto, o que torna tão difícil essa tarefa aparentemente simples, na realidade, é a presença de incerteza. Em outras palavras, para a maioria das organizações, tanto do lado da oferta quanto do lado da demanda, não é possível ter certeza do que o amanhã trará.

Essa incerteza traz consigo um grande desafio para a pratica clássica da gestão de uma empresa com base em previsão. É evidente que em questões de estabilidades e, consequentemente de pouca incerteza, a precisão das previsões geralmente deverá ser maior. Do mesmo modo o inverso deverá ser verdadeiro; ou seja, a medida que aumenta o nível de incerteza, o nível da precisão da previsão diminui. Todas as previsões estão propensas a erros, e estes aumentam quanto mais distante estiver o horizonte da previsão.

A lacuna de lead time

A maioria das organizações enfrenta um problema fundamental: o tempo que leva para adquirir, produzir e entregar o produto acabado para o cliente é mais longo do que o cliente está disposto a esperar.

O ciclo de pedido do cliente refere-se ao período de tempo que ele está disposto a esperar, da realização do pedido ao recebimento da mercadoria. Este é o prazo máximo do recebimento do pedido. Em alguns casos isso pode ser mensurado em meses; em outros, em horas.

É evidente que as condições de concorrência do mercado, bem como a natureza do produto, vão influenciar a disposição do cliente para esperar

Isso normalmente implica uma previsão. Assim, a maneira pela qual a maioria das empresas lida com este problema e ver as necessidade do mercado e, em seguida, construir um estoque antecipando a demanda. E não importa quão sofisticada seja essa previsão, ela será sempre menos do que perfeita.

Apesar que as melhorias de precisão de previsão serem sempre um objetivo desejável, pode ser que as resposta para os problema não estejam em investir dinheiro e energia cada vez maiores para melhorar as técnicas de previsão, mais investir na redução de lacunas de lead time

A empresa que consegue uma associação perfeita entre a lead time de logística e o ciclo de pedido solicitado pelo cliente não tem necessidades de previsão nem estoque.

O desafio para a gestão logística é procurar o meio pelo qual a lacuna entre os dois lead time possa ser reduzida, se não fechada.

Melhorando a visibilidade da demanda

Em muitos casos as empresas tem uma visibilidade insuficiente da demanda real.

Demanda ´´real´ ´queremos dizer demanda do mercado final e não a demanda ´´derivada´´, que é filtrada a montante mediante quaisquer organização intermediaria que possam situar-se entre a empresa e o usuário final. O desafio é encontrar um aviso antecipado das solicitações dos clientes.

O que encontramos primeiramente é o ponto de penetração da demanda muito perto ao final da cadeia; e, em segundo lugar a, demanda real fora de vista e tudo que tendemos a ver são pedidos. Os dois pontos precisão de explicações. Primeiramente vamos lidar com o conceito do ponto de penetração da demanda.

A definição mais simples do ponto da definição da demanda é que ele ocorre naquele ponto da cadeia logística em que a demanda real encontra o plano. A montante desse ponto, tudo e orientado por uma previsão ou um plano.

É evidente que em um mundo ideal, gostaríamos que tudo fosse orientado para a demanda, de forma que nada fosse comprado, fabricado ou embarcado, a menos que tivesse uma exigência conhecida. O ponto de penetração da demanda e muitas vezes considerado o ponto de dissociação e é idealmente o ponto na cadeia de suprimentos em que o estoque estratégico e mantido.

Uma das principais preocupações da gestão logística de ser identificar modos pelos quais o ponto de penetração da demandas possa ser empurrado tão longe quanto possível a montante. Isso pode ser conseguido com a utilização de informações, de modo que a fabricação e a compra percebam o que está acontecendo no mercado mais rapidamente do que o fazem atualmente.

Talvez a maior oportunidade para estender o ciclo de pedido do cliente seja obtendo avisos antecipados de solicitações do cliente.

Em muitos casos, a empresas fornecedora não recebe nem uma indicação do uso efetivo de um item pelo cliente até que chegue um pedido.se um fornecedor pudesse receber um feedforward sobre o que estava sendo consumido, ele anteciparia a solicitação do cliente e programaria melhor suas próprias atividades de logística.

Há agora sinais de que compradores e fornecedores estão reconhecendo as oportunidades de vantagem mútua que podem haver quando as informações sobre as solicitações de vantagem forem compartilhadas continuamente. Se o fornecedor pode ver até o final da cadeia, então o sistema logístico pode tornar-se muito mais adequado as necessidades reais. Desse modo, embora o cliente ainda vá exigir a entrega cada vez mais rápida, se um continuo de feedforward de informações sobre a demanda ou uso puder ser estabelecido, a maior chance de o atendimento ao cliente ser melhorado e os custos do fornecedor ser reduzidos

O sustentáculo da cadeia de suprimentos

Como já observamos anteriormente, o objetivo da cadeia de suprimentos é equilibrar a oferta e a demanda, isso é conseguido por uma previsão antecipada a demanda e a criação de estoques em atendimentos a essa previsão.

O que representa o sustentáculo de uma cadeia de suprimentos? O sustentáculo e quando nós nos comprometemos com a fonte/ produção/ envio de produtos em sua forma final e em que as decisões sobre volume são tomadas. Sendo essa a ideia, se o ponto de compromisso pode ser adiado o máximo possível, então mais próximo estamos da produção para pedidos com todos os benefícios que isso traz.

Como na, realidade, deslocamos o sustentáculo pra mais perto da demanda?

A resposta sem dúvida, é melhorar a visibilidade da demanda com aumento da velocidade da cadeia de suprimento. Em outras palavras, se pudermos ter uma visão mais clara da demanda real no mercado final, em vez da imagem distorcida, que é o caso mais comum, e pudermos responder mais rapidamente, então, uma associação mais eficaz de demanda pode ser obtida.

Assim pode-se argumentar que a visibilidade e velocidade são as bases para uma cadeia de suprimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com