TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oferta e demanda.

Tese: Oferta e demanda.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  Tese  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  1.333 Visualizações

Página 1 de 2

Não balanceamento entre oferta e demanda. Caso isso ocorra, o problema não pode ser resolvido da maneira apresentada. Deve-se então criar uma origem ou destino fictício para que o problema esteja balanceado.

Para o problema inicial, se a produção total for maior que a capacidade total, criar um depósito fictício com capacidade = produção total - capacidade total, com custos de distribuição nulos. Se a produção total for menor que a capacidade total, criar uma fábrica fictícia.

Problemas Propostos de Método de Transporte

1) Uma companhia locadora de automóveis se defronta com um problema de alocação resultante das contratas de locação que permitem sejam automóveis devolvidos em localidades outras que aquelas onde foram originalmente alugados. No presente momento há duas agencias de locação (origens) com respectivamente, 15 e 13 carros excedentes e quatro outras agencias (destinos) necessitando de 9, 6, 7 e 9 carros, respectivamente. Os

CAP. 5 - INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃOLINEAR

1. GENERALIDADES

Sem dúvida nenhuma a Programação Linear é uma das técnicas da Pesquisa Operacional das maisutilizadas em se tratando de problemas de otimização.Os problemas de Programação Linear (PL) buscam a distribuição eficiente de recursos limitadospara atender um determinado objetivo, em geral, maximizar lucros ou minimizar custos. Em setratando de PL, esse objetivo é expresso através de uma função linear, denominada de "FunçãoObjetivo".É necessário também que se defina quais as atividades que consomem recursos e em queproporções os mesmos são consumidos. Essas informações são apresentadas em forma deequações as inequações lineares, uma para cada recurso. Ao conjunto dessas equações e/ouinequações, denomina-se "Restrições do Modelo".Normalmente se tem inúmeras maneiras de distribuir os recursos escassos entre as diversasatividades em estudo, bastando para com isso que essas distribuições estejam coerentes com asrestrições do modelo. No entanto, o que se busca, num problema PL é a função objetivo, isto é, amaximização do lucro ou a minimização dos custos. A essa solução dá-se o nome de solução ótima.Assim, a Programação linear se incube de achar a solução ótima de um problema, uma vez definidao modelo linear, ou seja, a função objetivo e as restrições lineares.

2. PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR

Como foi dito anteriormente, está-se diante de um problema de PL quando os problemas práticosque se pretende resolver pode ser escrito de forma de maximização (ou minimização) de uma funçãoobjetivo linear, sujeita a um conjunto de restrições que podem ser expressos sob a forma deinequações ou equações lineares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com