TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Placa De Circuito Impresso Caseiro

Trabalho Universitário: Como Fazer Placa De Circuito Impresso Caseiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  587 Visualizações

Adquira os seguintes itens antes de iniciar o processo de montagem de um circuito impresso:

-Placa de fenolite;

-Percloreto de ferro;

-Caneta retroprojetora;

-Transparência de impressora a laser;

-Um recipiente para corroer a placa;

-Uma prensa de circuito impressor.

Primeiramente, é necessário montar o circuito em um programa como o Eagle, Proteus ou Multisim. Depois deve-se imprimir o desenho da placa em uma transparência, preferencialmente em uma de impressora a laser.

Com a transparência em mãos deve-se colocar ela com parte do desenho, da área impressa voltada para parte metálica da placa de fenolite. Insira a placa com a transparência dentro da prensa, ajuste a temperatura para algo em torno 180 graus e imponha 3 ciclos de 10 min. Retire a placa da prensa apos os 3 ciclos, espere elas esfriar um pouco,retoque as trilhas com a caneta retroprojetora, retire a transparência e mergulhe ela no percloreto de ferro que esta dentro do recipiente, espere o processo de corrosão, retire a placa do acido, lave a bem com água e sabão e lixe a camada de tinta com uma esponja tipo bom-bril.

Vale lembrar que o percloreto de ferro deve ser novo, ou seja, se ele for usado ele deve ser aquecido para aumentar a velocidade corrosão. Para isto basta esquenta-lo em banho maria, colocando o recipiente plastico dentro da água quente e deste modo aquecendo o acido dentro dele. Não é necessário esquenta-lo ate o ponto de fervura!!! A medida é apenas para aquece-lo um pouco para acelerar o processo de corrosão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com