TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Placa De Circuito Impresso

Artigos Científicos: Placa De Circuito Impresso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

APLICAÇÃO DA MÁSCARA DE SOLDA

MATERIAIS

-Rolo de pintura em poliéster resistente a solvente de 5 cm D30;

-Bandeja de pintura;

-Tinta bi-componente fotossensível para máscara de solda (a branca pode ser utilizada para legenda, enquanto a cor que escolher para a pintura da placa);

-Recipiente refratário;

-Recipiente de polietileno (plástico);

-Termômetro;

REAGENTES

Ácido acético;

-Thinner ou butilglicol;

-Solução com estanho;

-Solução de breu diluído em álcool isopropílico;

EQUIPAMENTO

-Estufa na temperatura de 55◦C;

METODOLOGIA

Dispersar a tinta em uma bandeja de pintura com auxílio do rolo, caso queria realizar diluição poderá utilizar thinner, todavia este alterará o tempo de cura do material. Para a diluição do filme líquido utilize butilglicol.

Preencha o rolo com a tinta e passe na placa. Antes realizar o procedimento passe um papel absorvente para garantir a limpeza da placa, coloque um plástico na bancada, a fim de proteger contra a tinta que possa eventualmente transcorrer o perímetro utilizado. Espalhe a tinta na placa, mas não passe em excesso, não pode ficar carregado de tinta. O processo de pintura poderá não obter uma aplicação perfeita, entretanto durante a cura a maior parte das imperfeições desaparece.

Passar apenas de um lado o rolo com tinta e colocar em um recipiente refratário resistente a temperatura para posteriormente ser curado. A cura é realizada em estufa a uma temperatura de 55◦C. Realize a pintura e a cura dos dois lados.

Para lavar os utensílios poderá ser utilizado thinner ou butilglicol.

Após a cura utilize o negativo do fotolito sobre a placa e cubra com uma placa acrílica para expor a luz UV. Lave as placas em um recipiente de polietileno contendo água com auxílio de um pincel. Após lavar as duas faces leve a uma solução de ácido acético contida em um recipiente de polietileno para a neutralização do pH e com auxílio de um pincel vá retirando a camada de tinta. A placa ainda manterá a coloração avermelhada.

Depois de reveladas, adicione álcool isopropílico nas placas para ajudar a remover a umidade antes de ir para estufa. Transfira as placas para estufa a 150◦C para realizar a cura das placas.

Observe que obteve uma coloração acobreada no circuito, para a retirada da oxidação mergulhe em uma solução de ácido acético. Para a secagem das placas utilize álcool isopropílico. Elas devem estar completamente secas antes da realização do próximo processo.

Caso queira utilizar legenda aplique a máscara branca.

Prepare o banho de estanho (conforme instruções no item abaixo) aquecido a 50◦C, e transfira para um recipiente de polietileno contendo termômetro para aferir a temperatura,a solução obterá uma coloração branca, é um processo chamado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com