TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como são classificados sensores considerando o tipo de sinal a ser controlado?

Por:   •  29/9/2021  •  Abstract  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 10
  1. Como são classificados sensores considerando o tipo de sinal a ser controlado?

Digital: Esse tipo de sensor pode assumir somente dois valores no seu sinal de saída, que podem ser interpretados como 0 (zero) ou 1.

Analógico: O sinal de saída desse tipo de sensor varia ao longo do tempo, assumindo valores dentro de sua faixa de operação

  1. O que são sensores contínuos?

Sensores medem o nível de fluído em um intervalo, em vez de em um único ponto, produzindo uma saída analógica que corresponde diretamente ao nível do reservatório.

  1. O que são sensores discretos?

 Sensores Discretos: seu sinal elétrico de saída são do tipo 0-1, “on”-”off”, isto é, binárias. São utilizados para detecção de eventos, por exemplo, chegada de um objeto a uma posição, um nível de um fluído a um valor etc.

  1. O que são distâncias sensora nominal e operacional?

Distância Sensora Nominal (Sn): É a distância sensora teórica, a qual utiliza um alvo padrão como acionador e não considera as variações causadas pela industrialização, temperatura de operação e tensão de alimentação. É o valor em que os sensores de proximidade são especificados. Como utiliza o alvo padrão metálico, a distância sensora nominal informa também a máxima distância que o sensor pode operar. Distância Sensora Operacional (Sa): É a distância em que seguramente pode-se operar, considerando-se todas as variáveis de industrialização, temperatura e tensão de alimentação.

  1. O que é alvo padrão?

Alvo Padrão:É um acionador normalizado utilizado para calibrar a distância sensora nominal durante o processo de fabricação do sensor. ... Este valor é importante, pois garante uma diferença entre o ponto de acionamento e desacionamento, evitando que em uma possível vibração do sensor ou acionador, a saída oscile.

  1. O que é histerese? Faça um esquema para explicá-la.

Histerese –  é a diferença entre o ponto de acionamento (alvo aproxima-se

da face sensora) e o ponto de desligamento (alvo afasta-se). Isso garante

uma diferença entre o ponto de acionamento e desacionamento, evitando

que numa possível vibração do sensor ou acionador, a saída oscile. A Figura  ilustra a histerese, mostrando o ponto de acionamento (ON), a uma distância Da, e o ponto de desacionamento (OFF), a uma distância maior Dd.

[pic 1]

  1. Quais são os tipos de saídas de sensores a transistores?

A maioria dos sensores de proximidade industriais (indutivos, capacitivos, ultrassônicos e fotoelétricos) são de estado sólido. 

O termo estado sólido refere-se ao tipo de componentes usados ​​no sensor. Componentes eletrônicos de estado sólido, como transistores, são usados ​​para alternar a saída do sensor após a detecção de um objeto. 

Dois tipos específicos de sensores de 3 fios estão disponíveis; PNP e NPN. A diferença é resultado do projeto do circuito interno e do tipo de transistor usado. 

  1. O que é o ajuste de sensibilidade de sensores capacitivos e como procedê-lo?

O ajuste de sensibilidade presta-se principalmente para diminuir a influência do acionamento, causada pelos materiais em volta da região de sensibilidade do sensor, diminuindo sua distância sensora. Permite ainda que se detecte alguns materiais dentro de outros, como por exemplo: líquidos dentro de garrafas ou reservatórios com visores de vidro ou pós dentro de embalagens, ou fluídos em tubos ou mangueiras plásticas. Os sensores capacitivos possuem ajuste de sensibilidade, que devem ser operados com uma chave de fenda adequada.

  1. O transistor pode acionar qualquer carga? Explique.

O princípio de funcionamento básico de um transistor, quando o mesmo é acionado através da tensão de alimentação, é permitir que passe uma corrente por um resistor em sua base, desta forma o próximo componente do circuito é alimentado. Para que isso aconteça o transistor necessariamente deve receber uma tensão em sua base, o resistor citado está presente para proteger o transistor de correntes e tensões de surto. Não podem acionar qualquer carga eles possuem suas limitações.

  1. Quais são as características dos objetos empregados com sensor de proximidade indutivo?

Este tipo de sensor apresenta a capacidade de detectar objetos metálicos em pequenas distâncias. Por ser um sensor que não possui partes móveis, o sensor indutivo possui uma vida útil prolongada em relação aos sensores de fim de curso, que utilizam contatos mecânicos.

  1. Quais são as características dos objetos empregados com sensor de proximidade capacitivo?

Acionamento sem contato físico (existe uma distancia mínima entre o sensor e o dispositivo a ser detectado que é suficiente para comutá-lo). Chaveamento eletrônico totalmente em estado sólido. Alta durabilidade. Manutenção praticamente inexistente.

  1. O que significa fator de redução, isto é, para que serve?

 Os sensores indutivos padrão só conseguem detectar diferentes alvos de metal quando a distância de comutação é reduzida. Isso se deve a fatores de redução que variam de um metal para o outro.

  1. Como funcionam os sensores ultrassônicos?

O princípio de funcionamento dos sensores ultrassônicos está baseado na emissão de uma onda sonora de alta frequência, e na medição do tempo levado para a recepção do eco produzido quando esta onda se choca com um objeto capaz de refletir o som. Eles emitem pulsos ultrassônicos ciclicamente.

  1. Quais as vantagens dos sensores ultrassônicos?

Os sensores ultrassônicos oferecem vantagens ao detectar objetos transparentes, nível de líquido ou superfícies altamente refletivas ou metálicas. Os sensores ultrassônicos também funcionam bem em ambientes úmidos já que um feixe óptico pode refrear as gotículas de água.

  1. O que é um sensor LVDT? Como funciona?

Um transdutor de deslocamento variável linear, ou LVDT, é um transdutor elétrico usado na medição da posição linear. O deslocamento linear é o movimento de um objeto em uma direção ao longo de um único eixo. A medição do deslocamento indica a direção do movimento. O sinal de saída do sensor de deslocamento linear é a medida da distância que um objeto percorreu em unidades de milímetros (mm) ou polegadas (pol.). Pode ter um valor negativo ou positivo. Os transdutores de deslocamento LVDT de precisão são montados na maioria das linhas de produtos modernas para medição automática na classificação, aplicações "passa-não-passa" (go-no-go) e operações de qualidade. A construção de eixos de aço temperado, anéis de vedação e hastes de acionamento de titânio otimizam a função de precisão na maioria das condições industriais. A utilização de módulos IC híbridos fornece saída linear mV/V/mm ou mV/V/polegadas para fazer interface com medidores de entrada CC padrão, controladores industriais, gravadores e interfaces de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (380.2 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com