TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componentes Internos Dos Computadores

Trabalho Universitário: Componentes Internos Dos Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 4

Sempre que pensamos na montagem de um computador, imaginamos primeiramente o processador, HD, memórias, monitor e etc. Conduto, o gabinete é parte essencial nesse processo. É nele que armazenamos as placas e todos os hardwares necessários de um computador. Além disso, organiza cabos e possui o sistema de resfriamento desses hardwares.

Em sua parte interna, encontramos os hardwares necessários para o funcionamento do computador, como: placa-mãe, processador, HD (Hard Disk), memória RAM, placa de vídeo e fonte de alimentação.

A placa-mãe (mainboard ou motherboard) é uma placa de circuito eletrônico responsável pela interconexão de todos os componentes (periféricos) que formam um computador. Praticamente todos os dispositivos precisam ser conectados a placa-mãe. Ela possui diversos componentes eletrônicos (capacitores, circuitos integrados, resistores) e entradas tipo slots para que sejam conectados vários dispositivos.

A forma de distribuição de slots, chipsets e conectores variam de acordo com a marca e o modelo de cada placa-mãe.

A principal característica da placa-mãe é qual soquete (socket) ela possui. É nesse soquete que o processador é conectado. Para definir o soque, o numero de pinos que possui é o que define qual é esse soquete.

A placa-mãe pode ser onboard ou offboard. Onboard são os componentes que já vêm junto a placa-mãe (como vídeo, rede e som por exemplo). Offboard é o modelo típico de placa-mãe na qual os componentes como vídeo, rede e som não vêm integrados à placa.

O processador ou CPU (Central Processing Unit) é uma das partes mais importantes do computador. É ele que envia comandos para os demais componentes através de ligações existentes na placa-mãe. Ele é responsável por praticamente quase todo o processamento de informações como o próprio nome já o diz.

Como os processadores hoje são extremamente velozes e esquentam muito, é necessário que se tenha aclopado a ele um dissipador de calor e um cooler (ventoinha). O dissipador dissipa o calor ((resfriamento) e a ventoinha tem a função de retirar esse ar quente do processador.

A memória RAM é a memória de acesso aleatório (Random Access Memory), ou seja, uma memória volátil, de leitura e escrita, os dados carregados são zerados quando se desliga o computador.

Ela armazena as informações de tudo que você acessou recentemente e faz a guarda desses dados para que a consulta a esse processo seja mais rápido.

Em termos de processamento de dados, o processador consulta a memória cache (memória de alto desempenho que está embutida no processador) para depois, caso não encontre os dados, consultar a memória RAM. Para se ter uma idéia, o trabalho da memória cachê é tão importante que sem ela o desempenho do processador poderia ser seriamente comprometido, tendo em vista que ela serve de “ponte” na execução do processador com a memória RAM.

Hard Disk ou Disco Rígido (outros termos são HDD – Hard Disk Driver e Winchester) é o componente onde os dados são armazenados ou seja, todos os dados são mantidos até que o usuário dê ordem para apagá-los.

É no HD que são instalados o sistema operacional, programas e gravados os arquivos, como vídeos, musicas e etc.

Atualmente, os HD também servem para expandir a memória RAM, através da memória virtual, que possui três funções básicas:

1. Realocação: assegurar que cada processo tenha seu próprio espaço de endereçamento;

2. Proteção: proteger para cada processo somente utilize o espaço da memória a qual lhe pertença;

3. Paginação: função mais conhecida da memória virtual (arquivo de paginação), que consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com