TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componentes físicos De Um Computador

Exames: Componentes físicos De Um Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2013  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  5.647 Visualizações

Página 1 de 7

Componentes físicos de um computador - Hardware

Principais componentes de um computador:

1 - GABINETE: Caixa metálica que serve para abrigar os componentes internos de um micro, como, placa mãe, memória RAM, fonte, HD, placa de vídeo, DVD etc...

Gabinete ATX

2 - PLACA-MÃE (Motherboard): Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset. É a principal placa do computador, nela você conecta todos os componentes, sejam eles internos ou externos. Marcas mais usadas: Intel, Asus, Gigabyte etc...

3 - PROCESSADOR: O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele também pode ser chamado de Unidade Central de Processamento (em inglês CPU: Central Processing Unit).

Nos computadores de mesa (desktop) encontra-se alocado dentro do gabinete juntamente com a placa-mãe e outros elementos de hardware. No passado, os processadores eram constituídos de elementos discretos e ocupavam grandes espaços físicos. Com o advento da microeletrônica, a válvula foi substituída pelo transistor, e este por sua vez, permitiu integração em alta escala, originando os microprocessadores.

Os processadores trabalham apenas com linguagem de máquina (lógica booleana). Realizam as seguintes tarefas:

- Busca e execução de instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (disco rígido ou disquetes), são transferidos para a memória. Uma vez estando na memória, o processador pode executar os programas e processar os dados;

- Controle de todos os chips do computador.

4 - COOLER E DISSIPADOR: O cooler é um ventilador que atua no resfriamento do dissipador; e o dissipador é uma base em alumínio que serve para apoiar o cooler e ajudar a dissipar o calor gerado pelo processador, evitando danificá-lo. É recomendado o uso de um bom cooler; existem vários modelos de coolers, alguns até refrigerado a água. É necessário escolher o cooler de acordo com o processador.

A maioria dos processadores vem com um cooler de fábrica. Obs.: Não devemos esquecer-nos da pasta térmica que deve ser adicionada ao processador para que o mesmo tenha uma aderência a base de alumínio (dissipador) facilitando assim a transferência do calor gerado pelo processador.

Cooler para processador Pentium 4 (com SOCKET 775)

5 - MEMÓRIA RAM: Memória de Seleção Aleatória (do inglês Random Aleatory Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas.

O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria Memória de Leitura e Escrita.

Apesar do conceito de memória de acesso aleatório ser bastante amplo, atualmente o termo é usado apenas para definir um dispositivo eletrônico que o implementa, basicamente um tipo específico de chip. Nesse caso, também fica implícito que é uma memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada.

Algumas memórias RAM necessitam que os seus dados sejam frequentemente refrescados (atualizados), podendo então ser designadas por DRAM (Dynamic RAM) ou RAM Dinâmica. Por oposição, aquelas que não necessitam de refrescamento são normalmente designadas por SRAM (Static RAM) ou RAM Estática.

Do ponto de vista da sua forma física, uma RAM pode ser constituída por um circuito integrado DIP ou por um módulo SIMM, DIMM, SO-DIMM, etc. Para computadores pessoais elas são normalmente adquiridas em pentes de memória, que são placas de circuito impresso que já contém várias memórias já montadas e configuradas de acordo com a arquitetura usada na máquina.

A capacidade de uma memória é medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 218 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 220 Bytes).

6 - HDD ou DISCO RÍGIDO: Dispositivo utilizado para armazenar dados. Exemplo: sistema operacional, programas, músicas, fotos, que utilizamos em nosso computador.

9 - DVD E CD-ROM: Servem para ler e gravar discos de CD e DVD. CD-ROM (Compact Disc Read-Only Memory, ou Disco Compacto - Memória Somente de Leitura), foi desenvolvido em 1985. O termo compacto deve-se ao seu pequeno tamanho para os padrões vigentes, quando do seu lançamento, e memória apenas para leitura deve-se ao fato do seu conteúdo poder apenas ser lido e nunca alterado, o termo foi herdado da memória ROM, que contrasta com tipos de memória RW como memória flash. A gravação é feita pelo seu fabricante. Existem outros tipos desses discos, como o CD-R e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com