TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compositor

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O inicio de estudos sobre materiais compósitos deu-se na metade do

século XX, com a fabricação de compósitos multifásicos deliberadamente projetados, tais como polímeros reforçados com fibra de vidro. Embora materias multifásicos, já fossem conhecidos há milênios, o reconhecimento desse novo conceito de combinação de diversos materiais durante a fabricação levou á indentificação dos compósitos como um nova classe distinta dos materiais conhecidos na época. De maneira geral, compósitos podem ser considerados como qualquer multifásico que exibe uma proporção sgnificativa das propriedades de ambas as faces constituintes, tal que é obtida uma melhor combinação de propriedades.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um compósito é um material multifásico feito artificialmente, em contraste

com um material ocorre ou que se forma naturalmente. Contudo, as fases constituintes devem ser quimicamente distintas e estar separadas por uma interface distintas. A maioria dos compósitos são desenvolvidos para melhora características mecânicas, tais como rigidez, tenacidade e resistência ás condições do ambiente e de temperatura elevadas.

Geralmente meteriais compósitos são constituidos por apenas duas fases; uma  é denominada matriz, a qual é continua e envolve a outra fase,  frequetimente denominada de fase dispersa. As propriedades dos compósitos são função das propriedades das fases constituintes, das suas quantidades relativas e da geometria da fase dispersa. Os compósitos são divididos em três principais caracteristicas geométricas e espaciais das particulas da fase dispersa, sendo eles: compósitos reforçados com particulas, compósitos reforçados com fibras e compósitos estruturais.

  • Compósitos reforçados com partículas

Para a maioria desses compósitos, a fase particulada é mais dura e mais rigida que a matriz. Essas partículas de reforços tendem a restringir o movimento da fase matriz na vizinhaça de cada partícula. Essencialmente, a matriz transfere parte da tensão aplicada ás partículas, as quais surportam uma fração da carga. O grau de reforço ou de melhoria do comportamento mecânico depende de uma ligação forte na interface matriz-partícula.

  • Compósito reforçados com fibras

Nesse tipo de compósito a fase dispersa se encontra em forma de fibras. Tecnologicamente, os compósitos reforçados com fibra são os mais importantes, devido apresentarem alta resistência e\ou rigidez em relação ao peso. Compósitos reforçados com fibras com módulo específico e resistência elevadas possuem um baixo peso específico tanto para fibra quanto para a matriz.

  • Compósitos Estruturais

Um compósito estrutual é constituido normalmente tanto por materiais homogêneos quanto por compósitos, e suas propriedades dependem não somente das propriedades dos materiais constituintes, mas também da geométria.

 

COMPÓSITOS COM MATRIZ METÁLICA

Compósitos de matriz metálica (MMC – metal-matrix composite), a matriz é um metal dúctil. Esses compósitos podem ser usados em temperaturas de trabalho mais elevadas que seus respctivos metais de base; além disso, o reforço pode melhora a rigidez específica, resistência específica, resistência á abrasão, resistência á fluência, condutuvidade térmica e a estabilidade dimensional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com