TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre compositores antigos

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 9

ESCOLA DE MÚSICA SINFONIA DE LOUVOR.

GRANDES COMPOSITORES ERUDITOS CRISTÃOS

Vida Cristã e suas obras-primas da música.

São Paulo

09 Abril de 2016

ASAFE CUNHA

GUSTAVO SUZUKI GOULART

ISABELE SANTOS SOARES

MARELUCE LOPES.

Trabalho com a finalidade de apresentar a vida e as obras-primas de grandes compositores eruditos cristãos.

São Paulo

09 de Abril de 2016

SUMÁRIO

1. Introdução ............................................................................................4

2. Embasamento Teórico .........................................................................5

2. 1. John Sebastian Bach........................................................................5

2. 2. Georg Friedrich Händel.....................................................................7

2. 3. Giovanni Pierluigi da Palestrina .......................................................9

2. 4. Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy...................................10

3. Conclusão...........................................................................................11

4. Referência Bibliográficas....................................................................12

INTRODUÇÃO

Nós do grupo 1, da sala do professor maestro Misael Sabino, damos introdução ao trabalho de compositores da música erudita clássica. Trabalho não tão árduo, mas que nos fez ficar mais introduzidos na história da música.

Como bem sabemos , a música clássica foi a raiz de tudo o que o mundo da música compõe atualmente. Apesar de ser tão defasada e pobre, as composições técnicas usadas atualmente derivam de grandes compositores e maestros principalmente do século XVI, XVII e XVIII. São eles: Giovanni Pierluigi Palestrina, Johann Sebastian Bach e Felix Mendelssohn Bartholdy.

Responsáveis por uma revolução musical seguida da outra, esses três grandes ícones se destacaram no meio onde viveram, compondo para suas igrejas , seja ela luterana ou católica apostólica romana. Bach foi o personagem principal da época pois a sua técnica de compor e como eram feitos os seus arranjos são impossíveis de serem decifrados até hoje por músicos e maestros influentes nos tempos atuais.

Confira mais sobre nossa pesquisa no decorrer deste trabalho.

04

Embasamento teórico

- Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Alemão, nascido em Eisenach.Bach é o membro mais notável dessa família de músicos.

Bach descende da linhagem dos Bach, família de linhagem alemã da Turíngia que, durante várias gerações, exerceram o seu oficio em diversas cidades, já como organista, já como cantores ou compositores, e cuja genealogia pode ser traçada até Hans Bach que nasceu por volta de 1520. Os Bach tinham hábitos simples, eram piedosos e honestos. Mantinham dois cultos: o da música, que serviam sem ostentação nem ambições de gloria, unicamente voltados a serviço da religião, e o da família, a que eram profundamente afeiçoados, numa vida exemplar toda interior. Ninguém ficaria surpreso com o fato de outro membro da família Bach, algum dia, tornar-se compositor, pois havia muitos músicos na família Bach.

Bach ficou órfão muito jovem e foi criado por seu pai e seu irmão mais velho, que era organista em igrejas. Em 1703, aos dezoito anos o jovem Johann Sebastian Bach tornou-se violinista na orquestra da capela real de Weimar, mas logo deixou a posição para assumir o cargo de organista da igreja. Trabalhou como musico nas cortes de Weimar e de Kothen antes de se tornar mestre de capela da igreja e da Escola de São Tomás em Leipzig.

Bach produziu inúmeras e impressionantes composições. Enquanto cuidava dos filhos também compunha, tocava e ensinava música. Para Bach, compor cantatas especifica para o culto era a “atividade de um dia normal de trabalho”, pois tal posição envolvia a produção musical. Ele produziu 198 cantatas, bem como musica secular. Entre suas obras mais conhecidas, podemos destacar a Paixão segundo São Mateus, os Concertos de Brandemburgo,o Oratório de Natal e O cravo bem temperado. Compôs para coral, para órgão, para instrumentos de teclado e orquestras.

Bach era um protestante luterano,extremamente devoto em todas as suas obras- seculares ou sacras- colocava frases como “Para louvor de Todo- Poderoso” ou “ Glória Somente a Deus”     [ esta representada pela sigla  SDG, do latim Soli Deo Gloria]. O musico também era bastante temperamental, o que lhe causava problemas, com muita freqüência, com seus empregadores. Ele se considerava altamente capaz.

Bach viveu em várias partes da Alemanha. Contudo, somente no século XIX, quando Félix Mendelssohn o redescobriu dirigindo em Berlim a Paixão segundo São Mateus,revelou uma obra-prima esquecida durante séculos. Bach é hoje de tal forma parte integrante da musica no dia a dia – tocado tal como foi escrito, em jazz, em computador, ou em versão pop -, que parece inacreditável ter sido necessário “redescobri-lo”.                                                                                                           05

É considerado um dos maiores compositores de obras-primas da música que a igreja já conheceu. Casou-se duas vezes e teve vinte filhos. Quatro deles tornaram-se músicos compositores. 

O gênio da ciência musical não acumulou riquezas, e trabalhou até os últimos dias de vida para prover o seu sustento e dos entes queridos. Cercado por sua família, Bach morreu completamente cego no dia 28 de julho de 1750. Consta-se que, em seu leito de morte, ele tenha ditado ao genro Altnkiol sua última obra: Senhor, eis-me diante do Teu Trono, que foi executada em seu funeral. Bach está enterrado num sepulcro sem marca na igreja de São Tomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com