TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreendendo o Uso das Balanças de Laboratório

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

              ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES.[pic 1]

              CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ- CHRISFAPI.

              CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL              

              DISCIPLINA: QUÍMICA

              PROFESSOR: BRITO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

Compreendendo o Uso das Balanças de Laboratório

[pic 2]

PIRIPIRI – PI 2017

INTRODUÇÃO

        O presente relatório foi elaborado com base em aula prática da disciplina de Química do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Chrisfapi. Sob orientação do Professor Brito, docente responsável pela disciplina, a aula foi ministrada no dia 21 de agosto de 2017 no Laboratório de Química da respectiva faculdade.

        Tal encontro entre acadêmico e professor culminou com o aprimoramento de conhecimentos e com a instrução dos estudantes de engenharia civil para de forma hábil usar equipamentos de medidas de massa em laboratório.

        Na prática-laboratorial foram usadas como demonstração e objeto de estudo, as balanças digitais e “de prato”, essa também conhecida como balança analítica. Nessas análises inferiu-se que para encontrar o nível de precisão de cada balança é imprescindível levar em conta suas limitações, como por exemplo: a capacidade que cada uma pode suportar no ato da pesagem e seu desempenho frente aos resultados os quais se desejam.

        As atividades feitas com balanças no ambiente laboratorial requer conhecimento. Até porque a pesagem de um material depende de uma série de fatores: desde a balança, quem a opera, até o ambiente em que ela se encontra.

        

 

        

        

        


resumo

        Qualquer atividade/experimento químico envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório, às vezes bastante simples, porém, com finalidades específicas. O emprego de um dado material ou equipamento depende de objetos específicos e das condições em que serão realizados os experimentos.

        O presente relatório abordará assuntos pertinentes ao conhecimento desses materiais e equipamentos básicos de um laboratório, como também suas aplicações específicas, inserindo o raciocínio e a prática de observação para a investigação de propriedades químicas de algumas substâncias de uso cotidiano.

        A determinação de massas ou pesagem é uma das mais comuns e importantes operações de laboratório.  Para isso, vários tipos de balanças são encontrados nesse ambiente, desde as utilizadas em pesagem mais grosseiras até as de grande sensibilidade. Elas se dividem em:

  • Balanças semi-analíticas – são balanças de prato simples e manejo simplificado, nas quais a leitura da massa é feita através de uma escala digital. Existem modelos com precisão de 0,01 e 0,001g.
  • Balanças analíticas – são balanças de prato simples e manejo simplificado, nas quais a leitura da massa é feita através de uma escala digital. Existem modelos com precisão de 0,0001 e 0,00001g. Esses dois tipos são hoje de grande uso, tendo praticamente substituído os modelos mais antigos. O manejo de qualquer dessas balanças requer cuidados especiais, pois são instrumentos precisos e de grande sensibilidade. Assim, nunca use uma balança antes de saber como manejá-la.


SUMÁRIO


MATERIAIS E MÉTODOS

  • Materiais e equipamentos utilizados:
  • Balança Digital
  • Balança de Prato
  • Duas torneiras de Vidro (m1, m2)
  • Duas rolhas (m3)
  • Fura rolha (m4)

METODOLOGIA E RESULTADOS

Procedimento com as balanças digital e de prato:

        1º etapa: A primeira torneira de vidro (m1) foi colocada na balança digital e a massa obtida foi 16,7g, logo em seguida foi colocado o mesmo objeto na balança de prato na qual foi verificado o valor de 16,8g. Constatou-se um aumento de 0,1g na balança de prato.

        2º etapa: A segunda torneira de vidro (m2) foi colocada na balança digital e a massa obtida foi 16,4g, logo em seguida foi colocado o mesmo objeto na balança de prato na qual foi verificado o valor de 16,2g. Constatou-se uma redução de 0,2g na balança de prato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com