TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE DROGAS POR ADOLESCENTES: COMPREENDENDO OS FATORES DESENCADEANTES E A PREVENÇÃO

Por:   •  8/4/2018  •  Artigo  •  3.821 Palavras (16 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 16

O USO DE DROGAS POR ADOLECENTES: COMPREENDENDO OS FATORES DESENCADEANTES  E A PREVENÇÃO [1] [pic 1]

LIMA, Keila de Paiva[2] 

RESUMO: O uso de drogas por adolescentes tem aumentado a cada ano de forma assustadora e constitui um grave problema de saúde pública. No entanto, sabe-se que a adolescência é marcada por grandes transformações hormonais, físicas e psíquicas. Durante estas transformações o indivíduo se torna mais vulnerável ao início do uso de drogas, gerando vários problemas para ele e sua família, inclusive violência dentro e fora de casa, podendo chegar a extremos como morte prematura. Diante do exposto, este trabalho buscou na literatura cientifica quais os fatores que levam os adolescentes ao consumo indiscriminado de drogas e quais os fatores que protegem o mesmo. Contudo, sabe-se que as substâncias psicoativas (drogas) são extremamente prejudiciais, deteriorando significadamente a saúde psíquica e física do indivíduo. Com isso, vê-se a necessidade de implementar políticas preventivas com o auxílio das famílias e de toda a sociedade em atividades que visem a prevenir a experimentação de drogas e controlar a dependência química dos que já se envolveram com elas.

PALAVRAS-CHAVES: Adolescência; Drogas; Prevenção, Família.

ABSTRACT: Drug use by teenagers has increased each year at an alarming and is a serious public health problem. However, it is known that adolescence is marked by major hormonal changes, physical and psychic.  Durante these transformations the individual becomes more vulnerable to the onset of drug use, causing many problems for him and his family, including violence within and outside home, reaching extreme premature death. Given what has been outlined above, this study aimed at the scientific literature which factors lead teens to indiscriminate use of drugs and the factors that protect the same. However it is known that psychoactive substances (drugs) are extremely harmful, purportedly to deteriorating mental and physical health of the individual. Thus we see the need to implement preventive policies with the help of families and the whole society in activities aimed at preventing drug experimentation and control of chemical dependency who have been involved with them.

KEYWORDS: Adolescence; Drugs; Prevention, Family.

INTRODUÇÃO

O uso de drogas por adolescentes tem aumentado muito a cada ano de forma assustadora e se constitui um grave problema de saúde pública. Hoje em dia, veem-se famílias inteiras destruídas pelo uso de drogas de algum de seus integrantes. A conhecida droga chamada de crack tem tomado dimensões imensas dentro das famílias, pois os dependentes químicos de crack costumam praticar atos ilícitos, prostituição, fuga de suas casas e muitas vezes passam a viver nas ruas por causa da droga. Suas famílias acabam por adoecer junto, visto que a preocupação com o filho ou irmão pode gerar angústias e outros transtornos mentais. Este trabalho refere-se a uma pesquisa acerca dos fatores que levam o adolescente ao consumo de drogas e os fatores que servem de proteção. Diante disso, os fatores de risco para o uso de drogas estão associados mais as singularidades individuais dos adolescentes e os fatores protetores mais à família. Alguns estudos apontam que o cigarro e o álcool podem servir de ponte para o início do envolvimento com drogas.

Para outros autores, o uso de drogas pode estar ligado a bases genéticas, pois, frequentemente veem-se famílias nas quais mais de um de seus membros serem usuários de drogas, mas ainda é cedo para se fizer tal afirmação, estudos ficarão prontos nos próximos anos nos dirão (SCHNORRENBERGER, 2003, 41).

A partir do que foi exposto, este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o tema: o uso de drogas por adolescentes: fatores desencadeantes e sua prevenção, que tem por objetivo buscar na literatura científica os fatores que levam os adolescentes ao uso indiscriminado de drogas e as formas de prevenção. Espera-se que o resultado deste estudo contribua para uma melhor visibilidade do problema e nas formas de combater e prevenir o uso de drogas, possibilitando a formulação e a implantação de políticas e estratégias eficazes para a prevenção e o enfrentamento, com o intuito de diminuir danos causados aos adolescentes e minimizando problemas sociais.

O QUE É A ADOLESCÊNCIA

Embora o objetivo principal deste estudo seja discorrer sobre os fatores desencadeantes do uso de drogas e sua prevenção, torna-se necessário entrelaçar os conceitos de adolescência e o uso de drogas. Adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este momento é marcado por diversas transformações físicas, hormonais, psíquicas e também comportamentais.

Não se pode definir precisamente o início e o fim da adolescência, pois, ela evolui de maneira peculiar em cada um, mas, na maioria dos indivíduos, ela acontece entre os 10 e 20 anos de idade (ciclo definido pela OMS - Organização Mundial da Saúde). Nesta fase, tristeza, felicidade, agitação, preguiça e agressividade são características comuns entre muitos adolescentes, pois são comuns mudanças rápidas neste período, principalmente em relação ao humor e comportamento (SIMÕES, 2006).

No entanto, por se tratar de uma época complicada para os adolescentes, é importante que exista compreensão por parte de pais e outros familiares, o acompanhamento e o diálogo neste momento são fundamentais, as amizades são indispensáveis e apresenta aos adolescentes a percepção de fazer parte de um grupo com interesses semelhantes, bastante comuns entre adolescentes, o que também pode influenciar o início do uso de drogas, pois muitas vezes a droga serve de ponte, pois permite o estabelecimento de amizades e inclusão em um determinado grupo social, buscam novos ideais e novos vínculos, diferentes do grupo familiar.  

A ADOLESCÊNCIA E O USO DE DROGAS

Pesquisas evidenciam que o uso de drogas entre adolescentes tem aumentado. Em um levantamento nacional realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) com dados de 15.503 estudantes, 50% dos estudantes entre 10-12 anos disseram já ter experimentado álcool, 11,6% tabaco e 11% outras drogas (CEBRID, 2010).

A prematuridade do início do uso de drogas entre adolescentes tem sido alvo de muita preocupação, outros estudos indicam que crianças e adolescentes estão se envolvendo muito cedo com drogas e adolescentes dependentes de drogas contam ter iniciado o consumo de álcool na infância, mostrando uma aceitável relação entre precocidade do consumo e desenvolvimento da dependência (CEBRID, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (269.4 Kb)   docx (244 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com