TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computador Para Iniciantes

Trabalho Escolar: Computador Para Iniciantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  4.643 Palavras (19 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 19

O COMPUTADOR

O computador é uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma de dados, e pode ser programado para as mais diversas tarefas.

As fases do processamento são:

* "Entrada de dados (Informações iniciais)

* Processamento (Instruções)

* Saída de dados (Resultados)

Vamos supor que você tenha solicitado ao computador somar 2 + 2. Os dados entram no computador através do teclado, a Unidade Central os processa e envia o resultado para o vídeo.

O computador consegue entender apenas um tipo de informação: números. Mesmo que sejam digitadas letras, que se utilize o microfone ou se inclua uma imagem que deve aparecer no monitor, o computador entenderá essas informações na forma de números. E, ainda assim, esses números estão limitados aos algarismos 0 e 1 (emite ou não emite energia), ou seja, o sistema binário. Então, quando digitamos a letra "A", ele envia uma sequência de números "01000001", que passa pelo processador, e segue até o periférico de saída e aparece no monitor como a letra "A"

Cada sequência enviada é chamada de byte. O byte é composto por 8 bits e é necessário para representar qualquer caractere.

É evidente que, quando salvamos um arquivo em nosso computador, utilizamos espaço de armazenamento. E, assim como a água é medida em litros ou o arroz em quilogramas, os dados de um computador são medidos em bits, bytes, kilobytes, megabytes, gigabytes, terabytes.

Na tabela abaixo, você pode verificar as unidades de medida utilizadas no armazenamento de informações.

HARDWARE E SOFTWARE

Basicamente, o computador se divide em duas partes: hardware e software.

Hardware são os componentes eletrônicos, mecânicos, elétricos, como fios, cabos etc., que formam a parte física do computador.

Abaixo estão alguns exemplos de hardware:

Monitor, impressora, teclado, mouse...

Como é possível observar, até o momento, utilizamos apenas hardwares para ligar o computador.

Iremos empregar, no decorrer deste estudo, alguns hardwares, e não podemos deixar de mencionar os que serão mais utilizados: o mouse e o teclado.

O mouse é um pequeno dispositivo usado para apontar e selecionar itens na tela do computador. Embora existam várias formas, o modelo mais comum se assemelha a um rato (como diz o nome, em inglês).

Você deve ficar com o seu dedo indicador sobre o botão esquerdo do mouse, enquanto usa os outros dedos para a movimentação.

Existem três tipos de movimentos:

1) Um clique: para acionar o botão Iniciar.

2) Dois cliques (estes devem ser rápidos e seguidos): para abrir um ícone ou Pasta.

3) Arrastar: colocando o cursor do mouse sobre um Ícone ou Pasta, pode-se movê-los para a posição desejada.

O teclado É utilizado para a entrada manual de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, de acordo com o modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Basicamente, os teclados são projetados para a escrita de textos, função em que são utilizadas cerca de 50% de suas teclas, embora os teclados sirvam para o controle das funções de um computador e seu sistema operacional.

SOFTWARE

Software é um conjunto de procedimentos que envolvem o controle das atividades do computador, são os aplicativos ou programas que fazem o computador funcionar.

São inúmeras as tarefas que um computador pode efetuar, assim, existe um software apropriado para cada tipo de tarefa a ser executada. O Sistema Operacional é um software que coordena e supervisiona a ação do hardware e permite que todas as partes do microcomputador possam comunicar-se.

Abaixo estão alguns exemplos de software:

O SISTEMA OPERACIONAL

Para que um computador funcione, a primeira tarefa a ser executada é carregar o Sistema Operacional para a memória do computador. O Sistema Operacional fica gravado no disco rígido (HD) do computador e é automaticamente carregado para a memória no instante em que o computador é ligado.

Uma vez que o Sistema Operacional tenha sido carregado, o equipamento está pronto pra ser utilizado e o sistema permanecerá na memória até que o computador seja desligado.

Atualmente, esses sistemas trabalham com interface gráfica, de forma a facilitar sua utilização pelos usuários. Dentre eles, podemos destacar o Windows, Sistema Operacional desenvolvido pela Microsoft, o qual será objeto de nosso estudo.

Utilizaremos duas versões do Sistema Operacional Windows:

A diferença entre as versões XP e 7 é a interface, ou seja, a parte visual, e também alguns componentes que são sempre acrescentados de uma versão para outra.

LIGAR O COMPUTADOR

O computador, como qualquer outra máquina, só funciona se o ligarmos. Mas precisamos seguir os passos certos para que tudo funcione de forma correta:

Antes de iniciarmos nosso passo a passo, é fundamental salientar que hoje, no mercado, existem os mais diversos tipos de estabilizadores, filtros de linha, monitores, gabinetes e notebooks; assim, os equipamentos apresentados a seguir são somente alguns dos modelos existentes.

1) Ligue o estabilizador ou filtro de linha. Caso não tenha um, siga para o passo 2.

2) Aperte o botão Ligar/ Desligar que se encontra no gabinete ou no notebook, como podemos observar.

3) Se não aparecer imagem no monitor, ele está desligado. Basta ligá-lo.

É importante lembrarmos que não precisamos ligar o monitor quando estamos utilizando notebook, pois sua tela é acoplada.

4) Se você tiver uma impressora, também pode ligá-la.

5) Depois de tudo ligado, começam a aparecer várias mensagens na tela do seu computador. Todo esse processo é chamado de BOOT (o despertar do computador). É muito importante esperar que todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com