TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computadores Pedagógicos No Ensino Fundamental

Casos: Computadores Pedagógicos No Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A sociedade passa por mudanças contínuas desde os primórdios dos tempos. No entanto, no século XX e o início do século XXI, essas mudanças ocorrem de maneira cada vez mais rápida em todos os segmentos da sociedade, principalmente na área das tecnologias de comunicação e de informação. Essas mudanças provocam profundas alterações em todas as áreas, o que modifica a forma do homem agir e atuar na sociedade.

Tais mudanças marcam a passagem da sociedade industrial para a sociedade baseada na informação e no conhecimento. Na sociedade do conhecimento, fatores como produção, matéria prima, capital e trabalho passam para segundo plano. O conhecimento assume papel principal, o que exige uma nova postura do homem com relação ao conhecimento, principalmente no âmbito educacional e profissional.

Uma das características atuais da sociedade é a produção constante de informações em quantidade cada vez maiores. Ou seja, perante esta característica, o homem é impelido a buscar nestas mesmas tecnologias auxílio para gerenciar essas informações. Para que a pessoa possa se sentir segura diante desta situação deste novo paradigma é necessário que todos possam fazer uso de recursos tecnológicos. Não enxergar tal necessidade é confiar o controle dos recursos a poucos, e tornar o restante da população passiva e dependente. Devido a isso, a escola deve assumir uma posição clara diante das novas tecnologias. A escola deve abrir seus espaços educativos e didáticos para as propostas de experimentação permanente das novas tecnologias. Mas sempre de forma clara, cautelosa e profissional para que o uso das novas tecnologias não seja com tantas outras propostas apenas um modismo passageiro.

No atual paradigma social-político-ecônomico em que vivemos, a informática está presente em todos os setores da sociedade, como trabalho, economia e lazer, entre outros. Para não criar um abismo entre a educação e os outros setores da sociedade, a escola não pode e não deve ignorar o fato de que os seus alunos estão direta ou indiretamente ligados aos recursos computacionais. Portanto, a escola deve fazer uso de recursos como internet, softwares educativos e jogos, entre outros, para propiciar um ambiente de aprendizagem interessante, estimulante e lúdico, com o potencial de motivar o aluno para aprender e também desenvolver neste aluno funções cognitivas complexas. Poréem deve-se ter o cuidado de não fazer com que os recursos computacionais sejam os objetivos a serem atingidos no processo de ensino-aprendizagem.

Pontos positivos gerados com a introdução dos recursos computacionais no ambiente educacional:

• A escola tradicional não permite erros, depois que o aluno elaborou uma tarefa, dificilmente terá tempo de refazê-la. O computador permite que o aluno erre e retifique os seus erros.

• Com o uso do computador, o aluno tem a sensação de ser o protagonista do processo.

• Possibilidade de fornecer aos alunos diferentes conceitos formais ou não através de representações gráficas (desenhos, esquemas e animações).

• Possibilidade de desenvolver a lógica e aprendizagem.

• Computador permite que se respeite o tempo de aprendizagem individual de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com