TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computaçao Voluntaria

Pesquisas Acadêmicas: Computaçao Voluntaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE COMPUTAÇÃO DE MONTES CLAROS

E X E R C Í C I O D E R E V I S Ã O

C o n c e i t o s b á s i c o s s o b r e S i s t e m a s d e I n f o r m a ç ã o – 01

DISCIPLINA: Sistemas de Apoio à Decisão PERÍODOS: 4º / 6º - Noturno

PROFESSOR: Richard Wagner DATA: /_ /2014

ALUNO(A): Albert Simões Lacerda

QUESTÕES:

Baseado no que foi estudado, responda:

01) Diferencie sistema aberto e sistema fechado.

Sistemas abertos são aqueles que interagem com o ambiente externo. Possuem relação de causa e efeito com o ambiente e são chamados normalmente de sistemas orgânicos.

Sistemas fechados, que não sofrem influência do ambiente externo. São sistemas normalmente criados pelo homem, tais como máquinas e motores, portanto, não sofrem com as variáveis do ambiente.

02) Explique o ciclo de vida dos sistemas de informação de acordo com Laudon & Laudon.

Tem sua fase de planejamento e criação depois implementado tem sua evolução ate um ápice.

03) Um dos modelos mais utilizados para se demonstrar a evolução dos sistemas de informação é o de Nolan, que classifica em seis fases os processos de absorção da tecnologia de informação. Explique de forma sucinta cada uma destas fases.

1-Inicialização: Quando computadores são inicialmente introduzidos na organização , processamento em lote é utilizado para automatizar operações administrativas a fim de alcançar uma redução de custos.

2-Expansão (contágio). Um rápido crescimento centralizado acontece a medida que os usuários demandam mais aplicações com bases nas expectativas do benefícios. Há uma migração para sistemas online à medida que o departamento de SI tenta satisfazer todas as demandas do usuário e pouco controle, se houver algum. As despesas de TI aumentam rapidamente.

3-Controle: Em resposta à preocupação da gerência quanto ao custo versus benefícios, espera-se que os projetos de sistemas mostrem um retorno, planos são produzidos e metodologias/padrões são impostos. A etapa de controle freqüentemente produz acúmulo de aplicações e usuários insatisfeitos. O planejamento e os controles são introduzidos.

4-Integração: Há despesas consideráveis na integração (via telecomunicações e banco de dados) dos sistemas existentes. A responsabilização do usuário pelos sistemas é estabelecida e o departamento de SI fornece serviço aos usuários, não apenas soluções aos problemas. Nesse momento, há uma transição no uso do computador e uma aproximação entre o processamento de dados, informações e processamento do conhecimento (transição entre as duas curvas).

5-Administração de dados: Os requisitos de informação em vez de sue processamento orientam o portfólio de aplicações, e as informações são compartilhadas dentro da organização. A capacidade de banco de dados é explorada à medida que os usuários entendem o valor da informação e se dispõem a compartilhá-las.

6-Maturidade: O planejamento e desenvolvimento da TI na organização são coordenados bem de perto com o desenvolvimento do negócio. Sistemas corporativos estão em funcionamento. O departamento de SI e os usuários compartilham a responsabilidade no que diz respeito à alocação dos recursos de computação. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com