TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA Histórico-Cultural E Desenvolvimento Da Atenção Voluntária

Pesquisas Acadêmicas: PSICOLOGIA Histórico-Cultural E Desenvolvimento Da Atenção Voluntária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA Histórico-Cultural e Desenvolvimento da atenção voluntária

Considera que o comportamento humano deveria ser estudado biologicamente quanto Históricos, pois mudanças históricas criavam tipos diferentes de homens.

Já para Vygotski(1930/2004) a personalidade , o comportamento e o caráter de um indivíduo estão vinculados . A compreensão de um homem deve se partir do contexto sócio cultural ao qual Ele pertence, segundo o autor comportamento , caráter tem ligação com evolução social. Já segundo Leontiev(1932/1994) na historia do desenvolvimento do comportamento voluntário, os homens primitivos quando saiam para caçar, precisava submeter o controle do próprio comportamento de acordo com a organização do grupo para garantir a caça. Semelhante o que ocorre com a criança quando estão se desenvolvendo, quando se atrai sua atenção, ela é direcionada , não pode ser encarado como forma superior de comportamento, sendo condicionada pelo estímulo externo ou influencia de outro e não voluntária.

Das possibilidades educativas que se abrem na contra mão da concepção hegemônica .

Até o momento vemos que os problemas de desatenção e comportamento nas crianças atualmente com o TDAH se dão a formas de transmissão social e por conseguinte , das funções psicológicas superiores.

Em outras palavras segundo Vygotski considera que atenção voluntária é um processo de atenção mediada. Nesse sentido a importância da educação e ensino sistematizado irá reorganizar a conduta da criança.

A atenção voluntária tem como tato de o sujeito estabelecer tarefas com determinados fins, somente focando como objeto de sua atenção aquilo que é importante para cumprimento das tarefas.Ignorando outros estímulos , desenvolva tarefas capaz de manter a atenção para o que foi proposto. Segundo Petrovsk(1980) a atenção voluntária pode ser entendida como manifestação da vontade.

Considerações Finais

O artigo não pretende negar que não existam crianças agitadas e desatentas, nem desmerecer os esforços de profissionais que atuam com crianças. O maior interesse é focar o TDAH como transtorno de ordem biológica e questionar o tratamento de casos diagnosticados, proporem outro olhar para esses casos. O principal foi discutir o desenvolvimento da atenção voluntária desde a infância e criar novas fontes de entendimento.

Saber usar, saber comunicar, saber fazer, os indivíduos devem saber desenvolver todas essas capacidades, em sua formação e devem aprende-las à desenvolve-las.

Esse trabalho demonstra que muito há para se fazer, principalmente buscando relevar a importância central das mediações necessárias para a promoção do desenvolvimento e formação da atenção voluntária à idade adulta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com