TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO Psicologia Histórico-Cultural E Desenvolvimento Da Atenção Voluntária: Novo Entendimento Para O TDAH

Casos: RESUMO Psicologia Histórico-Cultural E Desenvolvimento Da Atenção Voluntária: Novo Entendimento Para O TDAH. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 4

O TDAH é um padrão constante de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Esse padrão constante de desatenção ocorre devido a reajustes no organismo da pessoa, e nos dias de hoje a ideia mais aceita é a que a pessoa com TDAH tem problemas na transmissão e receptação de neurotransmissores, como por exemplo, a norepinefrina e em especial a dopamina. Sua origem é orgânica por motivo genético com transmissão hereditária.

O tratamento do TDAH pode ser feito com antidepressivos tricíclicos, atomexina, anti-hipertensivo, e metilfenidato conhecido como Ritalina o qual é o mais comercializado no Brasil. Sua função é ativar o nível de atividade, excitação ou alerta no sistema nervoso central e age no cérebro bloqueando a receptação de um neurotransmissor cujo nome é dopamina, durante as transmissões sinápticas. Porém, este medicamento causa efeitos colaterais como náuseas, cefaleia, perda do sono, perda do apetite, tristeza e irritabilidade, até os mais severos, como convulsões, alucinações, tiques, problemas no crescimento podem até deixar o indivíduo dependente. Ao decorrer deste fato, a venda de medicamentos para TDAH vem crescendo, devido aos diagnósticos formados superficialmente, pois o diagnóstico é exclusivamente clínico, sendo feito através de exames de neuroimagens, testes psicométricos, dentre outros. Outro caso preocupante é o que engloba crianças as quais 33,63% dos 352 prontuários observados pela pesquisadora Edit (2004), eram feitos em apenas um sessão, ou seja, um diagnóstico vago e superficial.

Vigotski, (1896-1934) psicólogo soviético, criou um método de investigação, chamado método instrumental, o qual visa compreender de que maneira o emprego de instrumentos e signos possibilitam ao homem dominar o meio externo e também a seu próprio comportamento. O autor teve como foco o desenvolvimento de uma metodologia de análise que se atentasse a compreensão do caminho de transformação dos aspectos biológicos e instintivos em aspectos culturais e sociais, e ambos em um indivíduo singular e também entender as alterações biológicas ocorridas no processo da evolução das espécies. Para Vigotski, o motivo de as pessoas estarem cada vez mais desatentas e hiperativas deve-se ao fato da sociedade atual estar produzindo pessoas com tais características através das relações sociais de produção e de seus processos educativos.

Os indivíduos possuem condutas inferiores e exteriores, segundo Vigostk, a primeira são os comportamentos involuntários e instintivos, que são inatos, já a segunda conduta é desenvolvida dentro de um meio social-cultural, que ao se desenvolver se transforma em conduta inferior, pois se torna uma conduta automática, como por exemplo, uma criança em um processo de alfabetização, a qual passa de uma conduta superior à uma conduta inferior, pois a alfabetização se torna algo natural e automático para ela, quando já alfabetizada.

Através da compreensão do processo de origem de uma determinada função superior, Vigtsk defendia a análise das funções psíquicas do ponto de vista dinâmico. Assim, o TDAH acarreta em ir além do estudo dos sintomas mais evidentes ou primários (desatenção, hiperatividade e impulsividade) e também da concepção de que os indivíduos têm, naturalmente, a capacidade de prestar atenção e controlar seu comportamento; é necessário, antes, estudar como ocorre o desenvolvimento da atenção, especialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com