TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação grafica

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

A INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO DESENHO TÉCNICO

  1. INTRODUÇÃO

A integração da computação gráfica com o desenho técnico é crescente e considerada uma importante ferramenta de inovação tecnológica para auxiliar no método do ensino-aprendizagem tradicional.

De acordo com RIMKUS (2006) a carência no desenvolvimento no raciocínio espacial nos conteúdos de 1º e 2º dos alunos ingressantes no curso graduação, é perceptível atualmente a uma grande parcela dos alunos, que compões uma geração que conhece bem internet e televisão, desenvolvendo novas habilidades. Porem lê e interpreta pouco.

De acordo com MAFALDA E KAWANO (1998), muitos estudantes apresentam dificuldade para interpretar os tópicos de projeções.Geralmente nesta disciplina é utilizado softwares de modelagem 3D dos objetos e/ou conjunto é extremamente importante suas animações gráficas facilitam muito a sua visualização.

Para HARRIS (2006) conteúdos que antes exigiam um determinado esforço do alunos alem de dificultar a aprendizagem exigiam um tempo maior de assimilação o uso de animações ou visualizações manipuláveis 3D facilitando a compreensão e acelerando processo de aprendizagem.

PARA FILHO e MACHADO (2003) nenhuma máquina pode colocar conhecimento em uma pessoa. Ela pode ser usada, para ampliar as condições do aprendiz de descobrir e desenvolver suas próprias potencialidades.

2.HISTORICO DA COMPUTAÇÃO GRAFICA NO BRASIL        

No Brasil, na década de 60 começaram as pesquisas acadêmicas sobre a computação gráfica, na ária de projetos, e no mundo surge o termo CAD (Computer Aided Desing).

Na década de 90  foram criados cursos para ensinar o CAD 2D surge então o profissional “cadista”, ou seja desenhista copista.Atualmente ela esta presente nos setores de engenharia, medicina, entretenimento, entre outros.De acordo com SPECK (2005), o desenvolvimento das tecnologia passou rapidamente da régua T e esquadro às maquinas de desenhar, aos programas comerciais de desenho 2D assistido por computador.

 3.A APLICAÇÃO DOS SISTEMAS CAD 2D E 3D NO DESENHO TECNICO

O sistema CAD é uma ferramenta de trabalho que proporciona ao desenhista, construir um desenho diretamente na tela do computador.

De acordo com SPECK (2001),existem diversas formas de utilização dos softwares, com recursos bem atrativos para os estudantes. O avanço desta ferramenta nos permite analisarmos com mais dinamismo os objetos e seus respectivos cortes, do mais simples aos mais complexos.

   4. CONCEITUAÇÃO E APLICAÇÃO DE CORTES NO DESENHO TECNICO

Corte é a representação em projeção ortogonal de um objeto em que uma de suas partes foi cartada e removida deixando visível a parte interior, com o objetivo de esclarecer melhor a forma do objeto,facilitar a cotagem e indicar detalhes.

O corte em geral, é executado através da passagem d um plano ou mais, como por exemplo o corte com desvio de rotação. Estes planos secantes são imaginários e a visualização do seu posicionamento é outra dificuldade detectada, porem necessária, pois temos objetos cuja representação em 2D seria praticamente impossível sem a utilização do corte. O corte com desvio de rotação utiliza dois planos de corte radialmente dispostos, ligados entre si, através de setores de superfícies cilíndricas concêntricas  que após o corte são alinhadas sobre o diâmetro principal, representando esses detalhes em verdadeira grandeza e mantendo suas posições radias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com