TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicacao_Visual_para_Web_AD2

Artigo: Comunicacao_Visual_para_Web_AD2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 4

Leia atentamente os enunciados das questões e responda.

Você foi convidado para participar de uma seleção onde será escolhida uma proposta para desenvolver um web site do Museu de Cerâmica Catarinense. O trabalho deve ser desenvolvido em grupos de 3 a 4 componentes. Organizem os grupos usando o FÓRUM e troquem informações com os colegas usando a ferramenta de e-mail TURMA.

O museu existe fisicamente e pretende criar a versão virtual para ampliar o número de visitantes. Possui um acervo próprio com objetos históricos em exposição permanente. Além disso, mensalmente uma nova exposição é aberta com trabalhos de artesões ou artistas contemporâneos. Oferece, além do acervo de objetos, materiais para pesquisa como livros, catálogos e periódicos, oficinas de diferentes técnicas, encontros com artistas, palestras, visitação com monitores.

No ambiente virtual além de divulgar o acervo e os eventos que promove, o museu pretende favorecer a interação disponibilizando fóruns, promovendo chats e estimulando a troca de e-mails. Pretende também se direcionar para um desenho universal, ou seja, que atenda as possibilidades de acesso ao maior número possível de pessoas.

1. Faça uma proposta para o desenvolvimento do web site incluindo:

1. Definição das necessidades técnicas (programas, formulários, banco de dados,...); (1,0 ponto)

Será fornecido um servidor com configurações necessárias para armazenamento e execução do site. O servidor será configurado pelo técnico de suporte com os softwares necessários para o funcionamento do site: Apache, base de dados PostgreSQL e PHP.

Para que o site entre em funcionamento, deve ser contratado um serviço de internet com uma largura de banda compatível com a quantidade de clientes, levando em consideração que o acervo de imagens gera grande quantidade de tráfego (estimativa 500GB por mês).

O Joomla, um sistema de gestão de conteúdo com possibilidades de personalizações e implementações, será usado como base para o desenvolvimento do site. As personalizações serão criadas utilizando-se do programa Aptana Studio.

Na parte de fóruns será integrado o PHPBB, e no sistema para Chat (bate papo), será integrado o WebIM.

Para manipulação das imagens, serão utilizados os aplicativos Gimp e Inkscape.

Para acessar o site, será necessário usar navegador Internet Explorer 8.0 ou superior, ou Mozilla Firefox 3.5 ou superior, ou ainda o navegador Google Chrome. O site será testado nestes 3 navegadores.

Será também desenvolvida uma versão mais leve do acervo, para acesso via navegadores móveis em smartphones e tablets.

2. Definição das necessidades de produção de material (fotografia, vídeos, elaboração e tradução de textos,...); (1,0 ponto)

É necessário fotografar e catalogar todos objetos em exposição permanente no museu, bem como os que serão expostos mensalmente;

Digitalização de material como livros, catálogos e periódicos.

Criação de vídeos dos principais objetos em exposição, e palestras com historiadores. Vídeo do museu para Tour virtual. Tradução do material do site para línguas de possíveis visitantes, como inglês, alemão e italiano por exemplo. Essa produção de material audiovisual, deverá ficar a cargo do cliente, que poderá contratar fotógrafos e equipes de filmagem profissional.

A digitalização e produção de artigos também ficará a cargo do cliente.

A equipe de trabalho do site somente treinará os usuários para que estes estejam aptos a incluir seus artigos no site, cadastrando inicialmente somente alguns artigos como exemplo.

3. Definição da equipe de trabalho; (0,5 pontos)

Um Web Designer, para criação da estrutura do site, templates e tratamento das imagens e vídeos.

Um desenvolvedor, para cuidar dos códigos e programas.

Um especialista em usabilidade, para mediar as informações e promover a integração da equipe com o modelo de interação do usuário.

Um produtor de multimídia que irá fotografar os itens em exposição.

e fazer as filmagens para produção dos vídeos;

Contratação de tradutores, para línguas de interesse, a cargo do cliente, ou utilização do Google Tradutor.

4. Previsão de manutenção; (1,0 ponto)

Não estão incluídos no orçamento:

Treinamento de funcionários do museu para atualização de conteúdo;

Suporte e manutenção do site;

Verificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com