TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio Exterior

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Questões de Avaliação – Comércio Exterior.

A empresa escolhida é a Bolos da Vovó. Ela é uma empresa regional, que atua apenas no Rio de Janeiro. Seus produtos finais são tortas, pavês, bolos, além de pacotes de doces como cupcakes e brigadeiros para festas.

        A empresa é pequena e, por trabalhar com produtos perecíveis, só consegue realizar suas entregas na cidade do Rio de Janeiro, através de uma caminhonete própria.

        Os insumos básicos para a fabricação dos produtos são: chocolate, farinha, leite, ovos, açúcar, frutas e demais ingredientes necessários para a preparação dos doces. Tais ingredientes são conseguidos através de acordo com fornecedores da própria cidade, conseguindo bons preços e prazos para pagamentos na compra de grandes quantidades. Os fornecedores são de produtos estocáveis e de hortifrutigranjeiros. Além disso, há também os fornecedores das caixas e embalagens para envio da mercadoria.

        A recepção dos insumos se dá uma vez a cada quinze dias para os produtos não perecíveis e uma vez por semana para produtos perecíveis, como frutas e ovos. O fornecedor arca com os custos do meio de transporte e entrega no próprio local de fabricação.

        A produção se dá através de equipamentos industriais, como batedeiras, liquidificadores e fogões industriais, contando com apenas três pessoas para a fabricação, além de uma secretária e um motorista. Todos os funcionários trabalham de segunda a sexta.

        O marketing da empresa se dá através de endereço eletrônico (site), páginas em redes sociais, como facebook, twitter e instagram, além da distribuição de folhetos em shoppings e mercados, sendo os pedidos feitos através do site ou por telefone, com pagamento através de cartão de crédito pelo site ou depósito bancário.

        A carga é enviada para o consumidor através da caminhonete que possui baú refrigerado, para manter a temperatura dos produtos, sendo estes entregues no local acordado com o cliente no momento da compra.

Questão 2:

        O risco comercial consiste no risco de não recebimento do produto pelo consumidor. Como o pagamento é feito na hora da efetivação do pedido através de cartão de crédito ou depósito bancário, a empresa não corre o risco de enviar o produto e não receber o pagamento.

        No entanto, por se tratar de uma empresa pequena e local, grande parte dos consumidores se tornam clientes por indicação de amigos ou familiares que obtiveram bom atendimento e êxito na compra, garantindo maior segurança para o comprador. Além disso, a empresa disponibiliza uma página de reclamações aberta ao público, para que todos possam saber as opiniões sobre os produtos comprados e sobre a reputação do negócio.

        O risco físico consiste na depreciação do produto ou seu extravio durante a entrega. Como forma de sua redução, a empresa utiliza uma caminhonete com baú refrigerado, para manter a temperatura dos produtos, os embala com uma embalagem plástica e uma caixa de papelão e utiliza suportes para que o material não tombe durante o percurso.

        Como medida de segurança contra perda de mercadorias, há um controle da estimativa do tempo de entrega da mercadoria e foi implantado um GPS na caminhonete para casos de roubo do veículo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com