TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Planejamento

Ensaios: Conceito De Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Planejamento

O planejamento segundo a PLT, defini-se como a primeira função administrativa, determinando antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos, planejando detalhes e planos necessários

Para atingi-los, com eficiência e eficácia, escolhendo o melhor curso de ação para alcançar objetivos com o mínimo de esforço e custo.

O planejamento é por fim uma técnica para lidar com a incerteza do futuro, permitindo maior consistência no desempenho das organizações, com as definições de onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em qual sequência.

O planejamento é elaborado utilizando uma hierarquia de planos. Sedo 3 níveis distintos de planejamento.

O planejamento estratégico, planejamento tático e o planejamento operacional.

O planejamento estratégico, é projetado a longo prazo e voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa em sua totalidade. Exige a participação integrada dos demais níveis da empresa, envolvendo 6 etapas principais;

- a determinação dos objetivos empresariais

- a análise ambiental

- a análise interna da organização e recursos

- a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas

- a implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais

- o acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados Por fim utilizando o (BSC) balanced scorecard, que reúne as principais perspectivas envolvidas.

Para que o planejamento estratégico possa ser levado a diante, precisa ser implementado nos níveis

Hierárquicos mais baixos da empresa, nos quais as tarefas são executadas, determinando antecipadamente, o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, sendo implementado o planejamento tático que é projetado para um futuro próximo, está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, abordando áreas específicas, limitando as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza.

O planejamento produz um resultado imediato que é o plano que descreve um curso de ações que proporciona respostas, como, o que, quando, onde e por quem, após estudado o processo decisório. A decisão envolve um diagnóstico dos problemas, procura soluções, alternativas, analisa para se escolher a melhor alternativa.

Os planos táticos são implementados por meio de políticas.

Por fim o planejamento operacional, ao nível em que as tarefas são executadas preocupando se basicamente em o que fazer e como fazer. Tem caráter imediatista, seu problema básico é a eficiência, podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos. Os planos operacionais, relacionados com os métodos eu são denominados procedimentos, estabelecendo a sequência de passos ou etapas a serem seguidos. Além dos orçamentos que estão relacionados com o dinheiro, além dos programas que estão relacionados com o tempo e o regulamento relacionado com o comportamento solicitado.

Enfim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com