TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A consideração da importância e conceitos de planejamento empresarial

Relatório de pesquisa: A consideração da importância e conceitos de planejamento empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  5.147 Palavras (21 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 21

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Valinhos, 13 de Fevereiro de 2012.

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Trabalho apresentado à disciplina Processos Administrativos, ministrada pelo

Prof.ª Rozana Carvalho Pereira.

SUMÁRIO

CAPA Pág. 01

CONTRACAPA Pág. 02

SUMÁRIO Pág. 03

INTRODUÇÃO Pág. 04

ETAPA 1 Pág. 05

ETAPA 1 Pág. 06

ETAPA 1 Pág. 07

ETAPA 1 Pág. 08

ETAPA 2 Pág. 09

ETAPA 2 Pág. 10

ETAPA 2 Pág. 11

ETAPA 3 Pág. 12

ETAPA 3 Pág. 13

ETAPA 4 Pág. 14

ETAPA 4 Pág. 15

ETAPA 4 Pág. 16

ETAPA 4 Pág. 17

ETAPA 4 Pág. 18

ETAPA 4 Pág. 19

CONSIDERAÇÕES FINAIS Pág. 20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Pág. 21

INTRODUÇÃO

Com este trabalho temos o objetivo de mostrar que a Administração é de extrema importância para a organização, por isso é necessário que o profissional desta área entenda os conceitos e os aplique na gestão.

Iremos definir em 4 etapas, a importância do planejamento como principal função do Administrador, o propósito e as dimensões da Organização como função do processo administrativo, fazer a associação e mostrar a importância da Direção e do Controle na Administração e mostrar o Administrador como agente ativo no processo de buscar o sucesso da organização.

ETAPA 1:

Introdução

A finalidade desse trabalho foi abordar a importância e conceito do Planejamento Empresarial, apresentando as diferenças e conceitos de Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

O que é um “PLANEJAMENTO”

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. O planejamento serve de auxilio para toda pessoa ou organização que queira um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos, onde se necessite coordenação e acompanhamento de esforços e aplicação de recursos humanos, financeiros e materiais.

O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos. O planejamento ajuda a eliminar soluções impensadas ou pouco aderentes aos objetivos maiores do planejamento.

O planejamento deve ser feito a cada novos desafios, ou novas situações, ou quando a realidade difere dos pressupostos usados como base do planejamento.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento Estratégico é a avaliação do local onde quer montar sua empresa, correr riscos ter concorrentes ter uma decisão ou uma incerteza, verificar a fraqueza da empresa.

Esta orientada para o futuro em longo prazo e como não há dados sobre ele é necessário ter uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento, tem que saber lidar com o planejamento estratégico, tem que ser complexo e projetar ações para o futuro. Ele acerca empreendimentos que afetam toda empresa por longo período de tempo.

O planejamento estratégico passa por varias etapas são elas;

* Determinar objetivos que quer dizer, onde queremos chegar, análise ambiental externa: (o que há no ambiente), ameaças ambientais ou oportunidades,

* Análise organizacional interna,

* Formulação de alternativas: o que fazer onde queremos chegar vamos alcançar,

* Elaboração de planejamento,

* Implementação e execução: como tornar em realidade usar do papel e por em execução,

* Avaliação dos resultados: como estamos indo, positivo, negativo o que fazer.

PLANEJAMENTO TÁTICO

O Planejamento tático é a função administrativa que determina antes o que se deve fazer e quais os objetivos devem ser alcançados, além disto, usa dos respeito às pessoas de raça ou cor para que as empresas ou seus departamentos a partir de certas hipóteses em respeito a realidade atual e futura.

O planejamento é uma técnica de mudança e inovação de uma das melhores maneiras de se introduzir dentro da empresa, de uma forma devidamente antecipada da programada.

Os planos táticos representam uma tentativa da empresa se integrar do processo decisório e alinhá-lo a estratégia empresarial.

Os objetivos do plano tático são específicos de cada unidade organizacional, como volume de produção e volume de vendas ou de compras, com as notas de despesas de cada departamento seja de custo, de produção, ou cobrança e tipo financeiro ou de outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com