TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito E Planejamento

Dissertações: Conceito E Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO 1

ETAPA I -

PASSO I.1

DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO

Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirijaa empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. O planejamento parte do seguinte reconhecimento: “Desde que as ações presentes reflitam necessáriamente antecipações implícitas e presunções devem ser feitas de forma explícita e não subjetivamente sob qualquer tipo de análise comumente efetuada para tornar menos nebulosos certos assuntos imediatos e consequentemente menos importantes.

Os três principais tipos de planejamento são:

• PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

• PLANEJAMENTO TÁTICO

• PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Planejamento estratégico é o nome que se dá aquele realizado no nível institucional da empresa.

Os dirigentes do nível institucional precisam de um horizonte de tempo projetado no longo prazo, de uma abordagem global que envolva a empresa como um todo integrado de recursos, capacidades e potencialidades e, sobretudo, precisam utilizar decisões cada vez mais baseadas em julgamento, em vez de decisões baseadas em dados.

Como o planejamento estratégico está orientado para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo – e como não se tem dados ou informações sobre ele – é necessário haver uma bioa dose de intuição, discernimento e julgamento. Daí as duas dificuldades básicas em se lidar com o planejamento estratégico: a complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro.

CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico apresenta as seguintes características fundamentais:

• É projetado no longo prazo;

• Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: portanto, sujeito a incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza,o planejamento estratégico baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais.

• Envolve a empresa como um todo:

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional.

Enquanto a estratégia empresarial está voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento estratégico procura especificar como fazer para alcançar tais objetivos. Trata-se de estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial. A empresa toda deve ser envolvida no planejamento estratégico: todos os seus níveis, recursos, potencialidades e habilidades, para se obter o efeito holístico e sinergístico da interação de todos estes aspectos.

ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico exige sete etapas:

1- Determinação dos objetivos.

2- Análise ambiental externa.

3- Análise organizacional interna.

4- Formulação de alternativas.

5- Elaboração do planejamento.

6- Implementação e execução.

7- Avaliação dos resultados.

Planejamento Tático refere-se ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócio da empresa, Como tal, ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e objetivos de contribuir para que este tenha sucesso.

O planejamento constitui a primeira função dentro do processo administrativo. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los. A ação empresarial parte de um planejamento estratégico que abrange a empresa como uma totalidade, afetando-a no longo prazo pelas suas conseqüências. Este planejamento é decidido no nível hierárquico mais elevado da organização: o nível institucional. Para que o planejamento estratégico possa ser levado adiante, ele precisa ser implementado nos níveis hierárquicos mais baixos da empresa, nos quais as tarefas são executadas. Contudo, entre o nível institucional e o nível operacional existe uma enorme diferença de linguagem e postura. O nível estratégico opera como incerteza em face da exposição às forças e variáveis ambientais, enquanto o nível operacional precisa operar com base na certeza e na programação de suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com