TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de FIFO / PEPS e LIFO / UEPS

Artigo: Conceito de FIFO / PEPS e LIFO / UEPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Artigo  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de FIFO / PEPS e LIFO / UEPS

FIFO é uma sigla originaria do inglês, e quer dizer: First In, First Out, que em portugues se traduz: Primeiro que Entra, Primeiro que Sai, e chamamos de PEPS.

FIFO é o método mais comum de negócio de uma indústria que produz conforme a demanda de vendas. Assim podemos dizer que: à medida que as mercadorias são vendidas, damos baixa e expedimos as primeiras compras, ou seja, vendemos primeiro as primeiras unidades fabricadas/produzidas.

Entretanto é muito importante que a demanda por produtos acabados seja conhecida com alto grau de precisão e que tenhamos fornecedores de transportes confiáveis a fim de obter um serviço adequado à demanda, caso contrário tal método não funciona.

LIFO assim como o FIFO se trata de uma sigla em inglês, e siguinifica: Last In, First Out, traduzindo para o portugues temos: UEPS - Último a Entrar, Primeiro a Sair, e esse metodo segue um raciocínio invertido, em si comparado ao metodo FIFO (PEPS), o custo do estoque leva em conta as unidades mais recentemente adicionadas no controle de entradas, de modo como se fossem os primeiros itens vendidos.

O custo relacionado com as saídas de estoque tende a repercutir, portanto, o investimento que diz respeito aos produtos vendidos ou produzidos mais recentemente. Assim, não se trabalha imediatamente com o custo de reposição das mercadorias utilizadas.

Esse critério tem a vantagem de apontar os custos dos artigos realmente consumidos, oferecendo uma possibilidade de ajuste mais rápido e eficiente na produção e nos preços cobrados ao consumidor, porém minimizando os lucros alcançados em algumas operações. A técnica, porém, não é apropriada para alguns ramos de atuação como os estabelecimentos que trabalham com alimentos e outros bens perecíveis, por exemplo. Isso acontece porque a saída dos produtos que chegaram por último poderá fazer com que, quando as primeiras mercadorias forem comercializadas, elas já estejam com a validade vencida.

Conceito Just In Time (JIT)

Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.

O "JIT" é as iniciais de Just-In-Time/Total Quality Control, um método para gestão da produção. Como se pode perceber pela designação o controla da produção é feito enquanto o bem é produzido, e não no fim. Inclusivamente, o controlo é feito pelos próprios operários, como veremos mais adiante.

Como se sabe o Japão é pequeno, muito populado e pobre em recursos. É por isso que o princípio base do JIT é evitar enormes armazéns de stocks e de peças defeituosas, poupando espaço e, ao mesmo tempo, todo um conjunto de recursos que têm que ser disponibilizados para manter esses armazéns.

O conceito do JIT é bastante simples: produzir e entregar os produtos mesmo a tempo (just in time) de serem vendidos. Peças mesmo a tempo de serem montadas e materiais mesmo a tempo de serem transformados em peças. A idéia dos japoneses é produzir pequenas quantidades para corresponder à procura, enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com