TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferenças Entre Os Inventarios PEPS , UEPS E PMP

Casos: As Diferenças Entre Os Inventarios PEPS , UEPS E PMP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  8.453 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido durante o primeiro semestre de 2013, no curso de Ciências Contábeis, com base nas seguintes disciplinas: Contabilidade Comercial, Contabilidade Tributaria e Contabilidade Empresarial.

O objetivo principal desta pesquisa é analisar e indicar o melhor método de inventário permanente de controle de estoque a ser utilizado na empresa Vasconcellos Centro Automotivo Ltda., O controle de estoque permite importantes ganhos, com eficiência, redução de falhas e custos, rapidez, confiabilidade.

Segundo Nagatsuka (2002), no inventario permanente as empresas mantem um controle constante dos seus estoques. Dessa forma, a utilização do inventário permanente possibilita que após cada operação a empresa tenha uma posição em termos monetários e físicos do seu estoque. Os métodos analisados serão o PEPS, UEPS E PMP:

PEPS, sigla de o Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai, também conhecido por FIFO, da expressão em inglês: first-in-first-out. À medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixa das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos primeiro as primeiras unidades compradas.

UEPS, sigla de Ultima que Entra é a Primeira que Sai, ou Li Fo, last-in-first-out. É exatamente o oposto da PEPS, à medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixa nas ultimas compras realizadas, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos primeiro as ultimas unidades compradas. Esse método não é permitido pela Norma Brasileira de Contabilidade, ela somente é usada para controle interno do estoque.

PMP, sigla Preço Médio Ponderado, significa que o valor unitário será obtido pela soma saldo, somando as compras e dividindo o valor total, pela quantidade total do estoque, e isso é realizado a cada nova compra. È uma das formas mais usadas no controle de estoque.

Essa pesquisa também possibilitou uma ampla visualização de como efetuar e interpretar os relatórios contábeis e seus devidos lançamentos, demonstrações do resultado dos exercícios, balancete de verificação, alíquota a deduzir, balanço patrimonial, PCLD, dentre outros conceitos que iremos utilizar, pertencendo à atividade no perfil da organização.

O conceito deste trabalho é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa e, através de seus relatórios, desenvolver uma base para que a empresa tenha o conhecimento necessário para se fazer um trabalho consideravelmente correto e adequado, além de indicar o melhor método de controle de estoque. Segundo Batista (2013) uma empresa que não possui escrituração contábil é uma organização sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento. As informações geradas pela Contabilidade são úteis e de interesse de uma extensa gama de usuários, que podem ser internos (administradores em todos os níveis) ou externos (investidores, Fisco, instituições financeiras, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com