TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de pontes

Projeto de pesquisa: Conceitos de pontes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Neste trabalho sobre pontes estaiadas foi feita uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo apresentar o conceito das pontes em geral, informando o objetivo da criação de pontes e o motivo que levou a construção de pontes estaiadas. O conceito geral de pontes estaiadas, mostrando a sua história e os benefícios proporcionados. Apresentam-se as limitações na aplicação de pontes estaiadas, indicando em quais situações não é recomendado o seu uso. Mostram-se a composição da ponte estaiada, explicando cada elemento da sua estrutura. Mostram-se os tipos de pontes estaiadas e os métodos construtivos utilizados. Finaliza-se utilizando dois exemplos de pontes estaiadas, sendo uma a que possui o maior vão do mundo e a outra que é um cartão postal do Espírito Santo.

Palavras-chave: Conceito; Limitações; Composição, Tipos, Execução.

INTRODUÇÃO

O tema abordado no trabalho trata do conceito de pontes estaiadas, assim com suas principais características, métodos construtivos e vantagens em relação a outros sistemas. Esse tipo de estrutura tem sua origem com os egípcios que utilizavam o estaiamento na construção de navios. Ao longo da história existem inúmeros exemplos da aplicação dessa concepção estrutural que deixam claro que o sistema de pontes sustentadas por cabos, sejam elas pênseis ou estaiadas, é muito antigo apresentando em diversas obras um desempenho satisfatório. Devido à ocorrência de alguns acidentes a utilização de técnica deestaimento ficou restrita por aproximadamente um século, sendo retomada após a Segunda Guerra Mundial no momento em que muitas pontes da Alemanha estavam destruídas e os engenheiros buscaram uma forma rápida para reconstrução das mesmas e que possibilitasse o aproveitamento de partes das estruturas que ainda estavam “de pé”. O tema abordado é de grande importância tendo em vista o ritmo acelerado de crescimento das cidades motivo pelo qual se fazem necessários métodos construtivos rápidos, eficientes e de custo relativamente baixo. Vale ressaltar que esse tipo de ponte é mais indicado para vãos até 1500m, levando-se em consideração fatores econômicos e estruturais, para vãos maiores é mais indicada a utilização de pontes pênseis. O trabalho foi fundamentado em teses de metrado elaboradas por alunos da Escola Politécnica da USP e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como método predominante de pesquisa a Pesquisa Bibliográfica.

1. CONCEITOS

1.1. CONCEITO GERAL DAS PONTES

O uso de pontes para se locomover de um lugar para outro, onde antes se levava um período maior de deslocação, por causa de algum agravante ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com