TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e tipos de seções de pilares

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

IFG – Campus Aparecida de Goiânia

Stefanny Santana Pereira

Edificações 3° Ano

1)

a- A expansão da indústria cafeeira no Brasil possibilitou que o país superasse a crise pela qual passava, foi possível também o arrecadamento de capital que mais tarde foi utilizado para financiar a industrialização no país , além do grande número de imigrantes que se deslocaram para as regiões cafeicultoras. A expansão do café proporcionou também a criação de políticas e direitos trabalhistas e a expansão da fronteira agrícola, atingindo estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

b- Os grandes cafeicultores foram os responsáveis por financiar a industrialização brasileira, possibilitando a urbanização dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, estados sede das plantações de café. Essa urbanização teve início com a criação de ferrovias, e núcleos urbanos foram surgindo ao longo desse eixo ferroviário. Como as cafeeiras se utilizavam de mão de obra assalariada, um grande número de imigrantes se deslocaram para as regiões cafeicultoras, acentuando a urbanização.

2)

a- Em 1932, surgiu a Ação Integralista Brasileira, partido político inspirado no Fascismo. Sob a liderança do escritor paulista Plínio Salgado, a AIB congregava profissionais urbanos de classe média, oficiais das Forças Armadas, grandes proprietários e empresários. O integralismo tinha como lema Deus, Pátria e Família, pregava a existência de um partido político único, negando a representação individual dos cidadãos e se opondo ao liberalismo, ao socialismo e ao capitalismo financeiro.

A formação da Aliança Nacional Libertadora, em oposição ao fascismo, surgiu, em março de 1935, a ANL. Tendo como presidente Luis Carlos Prestes, ela reunia membros das Forças Armadas, socialistas, comunistas, liberais democratas, operários e membros da classe média. O programa da ANL defendia o estabelecimento de um governo popular, a reforma agrária, o cancelamento da dívida externa, a nacionalização das empresas estrangeiras.

As disputas e conflitos entre os membros da ANL e aqueles da Ação Integralista Brasileira eram apresentados por Vargas como o "choque de tendências inconciliáveis" que, ao cabo, conduziriam à desintegração política e social.

b- Com a constituição de 1937, foi instaurado que o Presidente da República poderia expedir decretos/leis enquanto não fosse reunido o Parlamento Nacional, além disso, foram dissolvidos a Câmara dos deputados, o Senado, as Assembleias Legislativas e as Câmaras municipais e poderiam ser punidos com pena de morte aquele que praticasse atos que tentassem submeter o território da nação à soberania de estado Estrangeiro, subverter a ordem política e social        ou desmembrar o território nacional.

3)

a- a charge faz um trocadilho com a ilha de Caras, uma ilha em que só vão os ilustres convidados da revista da “Caras”. Colocando Brasília como a “Ilha dos Caras”, o autor mostra seu isolamento geográfico e também coloca Brasília como um lugar ao qual nem todos têm acesso, apenas uma seleta minoria. A multidão abaixo da montanha que seria Brasília ou seja o palácio do planalto, só confirma o distanciamento que existe entre quem administra o país e a população. 

b- Apesar de tudo o que dizem a respeito de uma integração nacional com a capital do país mudando para o centro geográfico do Brasil, o que houve, na verdade foi um distanciamento das decisões políticas do centro econômico, cultural e social do país, que é o eixo Rio-São Paulo. Essa distância estratégica dificulta a cobrança por parte da sociedade civil para com os seus representantes.

4)

  1. Aumento relativo e absoluto da população idosa (mais de 60 anos) devido ao crescimento da expectativa de vida.
  2. Diminuição da população jovem (0 a 19 anos) provocando a redução relativa dos investimentos demográficos (investimentos quantitativos em educação fundamental, investimentos na área de medicina neonatal etc.).

5)

a- As razões para a queda da taxa de fecundidade podem ser as seguintes: a urbanização da população brasileira e a adoção de novos procedimentos quanto à natalidade e o fácil acesso aos métodos anticonceptivos.

b-  Como mudanças na estrutura da população brasileira temos a diminuição da taxa de crescimento demográfico e o aumento do percentual de adultos entre 15 e 59 anos.

6) A implantação, a partir de 1970, de grandes projetos rodoviários, de mineração, agropecuários e de colonização, nas regiões Centro-Oeste e Norte, transformaram essas regiões em importantes pólos de atração populacional. Assim, os Estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Roraima passaram a receber grande quantidade de migrantes oriundos do Nordeste, Sudeste e Sul do país.

7)  

a- O movimento migratório interno de retorno ocorre pelas populações que partem das áreas de imigração para seus locais de origem, movimento esse que se caracterizou nos anos 80 e 90. Um grande exemplo desse movimento é o retorno de nordestinos do estado de São Paulo para seu local de origem.

b- Possíveis fatores são a crise prolongada no setor da economia, pressionada a fazer ajustes relacionados à nova economia global, além das perspectivas de oferta de trabalho em outras áreas de outros países.

8)

  1. O movimento pendular é o movimento pelo qual milhões de pessoas saem de sua cidade no período da manhã para cumprir jornada de trabalho em outra, retornando só à noite para casa.

  1. O movimento rural/urbano é caracterizado pelo deslocamento da população rural para áreas urbanas, é um movimento bastante comum.
  1. Os movimentos Inter–regionais se dão entre as regiões do próprio território nacional. As principais causas dessa migração podem ser: a busca das pessoas por uma melhor condição socioeconômica; ou por um determinado ciclo ou momento econômico de determinada região.
  1. Os movimentos Intra-regionais poder ser descritos como a migração de pessoas dentro da própria região. Geralmente é ocasionada pelo deslocamento das pessoas do interior para as capitais ou grandes polos de atração.

9)

  1. O ínicio do século 20 no Brasil foi marcado pela introdução da agricultura cafeeira no Brasil, por utilizar mão de obra assalariada, muitos imigrantes foram atraídos para cá, em busca de empregos. Isso justifica a intensificação da imigração dentre os anos de 1904 e 1913.
  2. Com a crise de 1929, a imigração passou a ser sensivelmente restringida. No governo de Getulio Vargas, foi fixada a “lei de cotas” onde cada nacionalidade só podia imigrar anualmente até 2% do total que havia entrado no país nos últimos 50 anos, exceto os portugueses.

10)

  1. Alguns dos problemas de natureza socioeconômica que o intenso fluxo de imigrantes vem causando são o aumento da criminalidade e o aumento da taxa de desemprego.
  2. Alguns dos problemas de natureza ambiental que o intenso fluxo de imigrantes vem causando na região metropolitana de Goiânia são o aumento do lixo e do desmatamento.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com