TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito, Tipos de Investimentos e Projeto para Investimento

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.428 Palavras (30 Páginas)  •  1.349 Visualizações

Página 1 de 30

SUMÁRIO

1. Introdução _ 3

2. Conceito, Tipos de Investimentos e Projeto para Investimento. 4

2.1 Investimento Público 4

2.2 Investimento Privado 4

2.3 Investimentos Mistos 5

2.4 Projeto para um Investimento ¬¬ 5

3. FLUXO DE CAIXA RELEVANTE _ _ 7

4. MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS 11

4.1 Payback 11

4.2 Payback Descontado 11

4.3 Valor Presente Líquido – VPL 12

4.4 Taxa Mínima de Atratividade (TMA) 13

4.5 A Taxa Interna de Retorno – TIR 13

5. A Inflação e seu Efeito na Análise de Investimentos 15

5.1 As causas e consequências da Inflação 15

6. Imposto de Renda e Depreciação na Análise de Investimentos 17

6.1 Imposto de Renda 17

6.2 Depreciação 17

7. Resultados do VPL por meio da Análise de Sensibilidade 18

13. Considerações finais 19

14. Referências bibliográficas 20

1. Introdução

Quando falamos de operações de Investimento ou Financiamento financeiro, devemos ficar atentos às várias situações que temos que levar em conta para melhor escolha e alternativa. Como taxa de atratividade (TMA), esta vai ser o termômetro para a possível viabilidade do projeto, ponto de equilíbrio (PE), taxa de rentabilidade, e desejamos saber a taxa real de juros da operação, para poder tomar uma decisão. Existem dois importantes objetos ferramentas matemáticas que são utilizadas na análise da operação financeira de Investimento ou Financiamento: Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR), além de outros como o payback e o fluxo de caixa.

Neste trabalho buscamos fazer uma análise destas ferramentas, com objetos de primordial importância para a tomada de decisão e definição do futuro existencial de um empreendimento. O objetivo deste relatório é usar as técnicas e ferramentas financeiras para estudos de análise de investimentos. Apresenta inicialmente os conceitos necessários para que possamos estudar os diferentes tipos de investimentos, e como proceder, desde a ideia até sua viabilidade e implantação.

CAPÍTULO I

2. CONCEITO, TIPOS DE INVESTIMENTOS E PROJETO PARA INVESTIMENTO.

Investimentos podem ser definidos como as aplicações de recursos com a expectativa de receber um retorno superior ao aplicado, ou seja, é toda aplicação de capital expectativa de lucro (retorno financeiro), a curto médio ou longo prazo. Para Sullivan e Sheffrin (1998) “os investimentos são tradeoffs que ocorrem ao longo do tempo: Os trade-offs representam um conflito de escolha, é uma decisão onde você precisa abrir mão de uma coisa em função de outra, no caso dos investimentos um importante aspecto na hora da decisão de investir é que o resultado só será conhecido no futuro, sendo assim o investidor corre o risco de ter desperdiçado recursos no investimento.

O mercado criou diversas opções de investimento, capaz de satisfazer, do investidor mais cauteloso até o mais agressivo. Com a globalização da economia e do Mercado capitalista, cada vez mais pessoas e organizações se dispõe a guardar dinheiro e planejar o futuro. Neste relatório iremos abordar os três tipos de investimentos, o público, o Privado e o Misto.

2.1 Investimento Público;

É um investimento realizado sem expectativa de retorno de montante investido. Esse tipo de investimento é realizado geralmente pelo Estado no sentido de melhorar as condições de existência para a população, como a construção de moradias populares, saneamento básico, melhorias na área da saúde como a construção e modernização de hospitais, na área de comodidade e acesso à tecnologia, ou mesmo realizações de obras de infraestrutura como estradas, que estimulam os investimentos privados através da oferta de um produto ou serviço antes inexistente.

2.2 Investimento Privado

São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, afim de gerar retorno monetário aos investidores, muitos investimentos privados têm incentivos públicos para sua implantação, como incentivos fiscais, com o objetivo de desenvolver economicamente uma região, e de logística, esta incentivada pela construção de estradas que facilitam o escoamento da produção e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com