TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos fundamentais - introdução a mecânica dos fluidos resenha

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

1.1-"INTRODUÇÃO A MECÂNICA DOS FLUIDOS",dos autores Robert W. Fox, Philip J. Pritchard e Alan T. McDonald,tem como objetivo introduzir os seus leitores à mecânica dos fluidos, pois, mesmo após finalizar os estudos com o livro, o leitor ainda não estará apto para projetar a aerodinâmica de um novo carro,avião ou extratores e dutos de ar para um edifício, o livro traz apenas uma boa compreensão dos assuntos abordados no mesmo. Além dos conhecimentos compartilhados pelo professor, existem outras diversas fontes que podem ajudar ainda mais na compressão da mecânica dos fluidos, considerada por muitos estudantes um assunto bem desafiador. Os autores indicam a seguinte metodologia para resolução de problemas:

1.2- A mecânica dos fluidos é conhecida como uma disciplina de "alta tecnologia", pois além de ser aplicada em áreas de extrema importância, ela surgiu como a precursora para o desenvolvimento de outras diversas áreas no último quarto do século.

1.3- Fluidos, que podem ser líquidos ou gases, nada mais são que uma substância que pode se deformar continuamente sob uma tensão de cisalhamento, independente do seu tamanho, a razão de deformação de um fluido depende apenas de sua viscosidade mi. Diferentemente dos sólidos, em que o tamanho de sua deformação depende do módulo de rigidez G, ou seja, possui o que é conhecido como o limite elástico,em outras palavras, o seu ponto máximo de deformação. Sendo assim, fluidos são referidos como viscosos e os sólidos como elásticos.

1.4- Existem cinco leis básicas aplicáveis a qualquer fluido, na análise de problemas relacionados a mecânica dos fluidos, que são;

1 conservação da massa

2 a segunda lei do movimento de newton

3 o principio da quantidade de movimento angular

4 a primeira lei da termodinamica

5 a segunda lei da termodinamica

Entretanto, pelo fato das leis serem básicas, não resolvem qualquer problema. Dessa forma , relações adicionais são necessárias, como por exemplo as equações.

p=rô.RT

A equação do gás ideal relaciona massa específica com pressão e temperatura de muitos gases sob condições normais.

Ainda que existam mais relações, alguns problemas aparentemente simples de mecânica dos fluidos não podem ser resolvidos de forma analítica, exigem testes experimentais e soluções numéricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com