TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão De Curso

Trabalho Escolar: Conclusão De Curso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 6

2ª APS

1. O escalonamento de processos é uma atividade organizacional feita pelo

Escalonador da CPU ou de um sistema distribuído, possibilitando executar

os processos concorrentes mais viáveis, priorizando determinados tipos de

processo. Explique o que são escalonamentos preempitivos e escalonamentos não preempitivos.

Um algoritmo não-preemptivo é um algoritmo de escalonamento onde um processo

Depois de entrar em processamento deve ser executado até o final, esse processo não

Pode ter seu processamento interrompido, ele trabalha no sistema de o primeiro

Que chegar é o primeiro a ser executado.

Um algoritmo preemptivo é um algoritmo de escalonamento baseado na preempção, ou seja, mesmo que um processo tenha entrado em processamento, ele pode ter a sua execução interrompida temporariamente, permitindo que o sistema dê atenção imediata a processos mais prioritários.

2. Algoritmos de Escalonamento de CPU diferentes possuem propriedades diferentes e podem favorecer uma classe de processos em detrimento de outras Ao escolher qual algoritmo usar em uma situação particular, devemos considerar as propriedades dos diversos algoritmos. Explique o funcionamento do algoritmos FCFS e exemplifique em que tipo de situação estes algoritmos serão utilizados.

O algoritmo FCFS (First come Fist Served – O primeiro a chegar é o primeiro a ser servido) se trata de um algoritmo não preenptivo que fornece para a CPU os processos pela ordem em que eles chegam, e o processo é executado por completo, quando chega um novo processo e ainda existe um processo sendo executado, o processo que chegou vai para uma fila de espera. Todos os processos tendem a ser atendidos neste método de escalonamento a menos que ocorra algum erro ou o processo entre em um loop infinito, o que acarretaria no travamento da máquina.

3. As prioridades no desenvolvimento de um algoritmo podem sofrer influências tanto técnicas quando políticas. O algoritmo de escalonamento por prioridade prevê essas situações. Explique seu funcionamento e descreva quais problemas você encontra ao aplicar este tipo de algoritmo em um escalonador de um sistema operacional.

Prioridades Internas são definidas utilizando parâmetros mensuráveis, como por

exemplo, o limite de tempo, número de arquivos abertos, entre outros.

Prioridades Externas são definidas a partir de critérios externos ao sistema operacional, como por exemplo, a importância do processo, o departamento patrocinador e outros de cunhos políticos

4. O algoritmo Roud-Robin foi projetado especialmente para sistemas de tempo compartilhado. Explique o seu funcionamento e demonstre as desvantagens de utilizar este processo.

É um escalonamento projetado especialmente para sistemas de tempo compartilhados, com uma implementação semelhante ao FCFS, mas com um diferencial, quando existe um processo em execução ele possui um tempo limite, denominado quantum, que se o processo não terminou a sua execução dentro deste tempo ele retorna ao estado de pronto para ser executado novamente. É um algoritmo bem eficiente pois dá a todos os processos o mesmo tempo de execução, mas isso também pode ser a sua pior falha, pois após ser executados todos os processos e ainda restar um processo maior executando, ele não executa este processo continuamente, ele continua fazendo as pausas neste processo e o retornando para o final da fila para ser executado novamente.

5. Quando comparados, pode-se dizer que o algoritmo FCFS mesmo sendo um algoritmo não preepitivo terá melhor desempenho do que o algoritmo Roud-Robin? Justifique sua resposta.

O algoritmo FCFS não terá um desempenho melhor que o Roud-Robin, porque o fcfs irá executar todos os processos pela ordem de chegada independente do seu tamanho e isso faz com que um processo grande que chega primeiro pode ficar muito tempo sendo processado e atrasar o processamentos dos demais processos, já o roud-robin determina um tempo de processamento para todos os processos, se terminou o tempo e o processo ainda está sendo executado, o processamento é parado e o processo retorna para o final da fila para ser processado novamente, isso faz com que todos os processos tenham o mesmo tempo de processamento.

6. O algoritmo multilevel Queue implementa uma nova forma de escalonamento de processos. Como este algoritmo funciona? Que tipos de benefícios este algoritmo traz para o sistema? Quais as desvantagens em sua utilização?

Este modelo de escalonamento faz a implementação de diversas filas de processos no estado pronto, onde cada um dos processo é associado unicamente a uma dessas filas, cada fila possui seu próprio mecanismo de escalonamento e uma prioridade associada, levando em conta as características dos processos contidos nela. Neste modelo o sistema pode escalonar processos de uma fila, se todas as outras de prioridade maior estiverem vazias.

7. O algoritmo Multilevel Feedback Queue apresenta uma forma de escalonamento baseada no algoritmo Multilevel Queue. Quais as diferenças entre estes algoritmos e quais os benefícios encontra-se na utilização do algoritmo Multilevel Feedback Queue quando comparado ao algoritmo Multilevel Queue?

Implementado semelhante ao Multilevel Queue, implementando diversas filas encadeadas onde cada uma tem uma prioridade para execução, porem neste modelo o processo não se mantem em uma mesma fila até o termino do processamento, o sistema pode caminhas pelas diversas filas identificando o comportamento de casa processo e ajustando assim as suas prioridades de execução e os mecanismos de escalonamento, os processos também não são associados inicialmente as filas de pronto, eles são direcionados pelo sistema entre as filas tomando como base o seu comportamento.

8. Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com