TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cone Sul Africano

Por:   •  9/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Cone Sul- Africano

A penetração de uma haste no solo é uma técnica antiga empregada para se obter as resistências das camadas de um volume de solo, através da resistência de penetração da haste. Esse processo rústico evoluiu, originando os penetrômetros, que são equipamentos que permitem a obtenção de índices sobre a resistência que o solo oferece ao ser penetrado. Um dos tipos de penetrômetros existentes, é o cone sul-africano, o qual faz a penetração dinâmica.

O cone de penetração dinâmica, ou cone sul-africano ou penetrômetro dinâmico de cone (dynamic cone penetration - DCP), é um equipamento oriundo da Austrália, sendo muito utilizado em países como África do Sul e Estados Unidos. É um dispositivo composto por uma ponteira cônica de aço com ângulo de 60º que penetra no solo a cada golpe, altura de 30 mm e diâmetro de 20 mm.

A utilização do cone sul-africano é simples, sendo necessário apenas duas pessoas, uma para segurar o aparelho e outra para anotar os dados. O dispositivo deve estar na direção ortogonal com o solo. Sua cravação no solo é feita de forma dinâmica, pela aplicação de golpes de um peso (martelo), devido sua queda livre de uma altura 0,5 m com massa de 8 kg que desliza livremente por uma haste metálica, na qual é atarraxada a ponteira. Registra-se a penetração provocada até que uma determinada profundidade de inspeção seja atingida e não há recolha de amostra.

Após o procedimento in situ, os dados são levados a laboratório para análise do tipo de solo e a determinação de sua resistência (definida como o número de pancadas necessárias para cravar o penetrômetro a uma dada distância de 10 ou 20 cm), o que é chamado de DPI e será dado em mm/golpe.

1.1 Emprego do Cone Sul-africano

A cravação da ponta cônica possibilita a análise da resistência à penetração do solo, possibilitando que camadas com diferentes resistências sejam identificadas. Pode, portanto, ser utilizado para avaliação de mudanças no tipo de solo, identificação da compacidade de um determinado material, controle de execução camadas de revestimento de pavimentos.

Estudos revelam que o penetrômetro poderá constituir uma ferramenta de grande utilidade para os engenheiros geotécnicos, na aplicação de controle de capacidade de carga de fundações diretas e ainda no controle de compactação de aterros.

1.2 Vantagens e Desvantagens do Cone Sul-africano

Vantagens

Desvantagens

Equipamento portátil

Limitação quanto ao tipo de solo a ser utilizado. Solos muito resistentes, não é possível penetrar sem danificar o dispositivo.

Fácil operação

Baixo custo

Fácil avaliação dos resultados

  1. Referências Bibliográficas

1 - Benevides, Larissa Dantas. Avaliação do Uso do DCP em Areias para Controle da Capacidade de Carga em Fundações Diretas e Controle de Compactação de Aterros. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN. 2012.

2 – Tsuha, Cristina de H. Cavalcanti. Utilização de Penetrômetro Manual em Solo Colapsível e Comparação com Resultados de Provas de Carga em Placa e em Sapata. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. São Carlos/SP. 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com