TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforto Ambiental

Exames: Conforto Ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do texto “Tecnologias Apropriadas em construção Civil”

Leonardo de Lemos

O texto “Tecnologias Apropriadas em Construção Civil”, escrito por Alex kenya Abiko, publicado no livro de Freire e Beraldo da Unicamp -Tecnologias e materiais Alternativos de Construção, no ano de 2003, apresenta uma discussão sobre a diferença do significado dos termos Técnica, Ciência e Tecnologia, mostrando suas principais características.

Inicialmente o autor defende que a técnica se constitui na produção e na construção de objetos, ações estas realizadas pelo homem e, que esta técnica precede a tecnologia. Sendo a técnica, concebida como uma cultura, ela é propagada através das gerações sofrendo aperfeiçoamentos com passar do tempo e do conhecimento prático. O texto traz então, exemplos de técnicas que vem da antiguidade e que até hoje são muito utilizadas, como o trabalho realizados pelos pedreiros. A partir disso a técnica é definida como experiência, ou, nas palavras de Abiko, um “saber fazer”.

Após definir o termo “técnica” e entendê-la como produto da cultura humana, o autor resume a origem do termo “teoria” descrevendo que, quando o ser humano torna-se consciente da reincidência de certos acontecimentos naturais ao longo do tempo e da história, ele começa a tentar prevê-los e/ou controlá-los, criando “teorias” sobre sua origem, repetição e etc. Segundo o autor, são bases para a criação das “teorias” a “metafísica, a física e matemática” nascendo assim a ciência moderna. É com a ciência moderna, e com a possibilidade de comprovar as hipóteses que surgem das teorias através de experimentos, que nasce a tecnologia.

A tecnologia, segundo o autor, define-se como o estudo científico da técnica e das ferramentas que nela são utilizadas, o que, cria possibilidades de aprimoramento desta técnica ao longo do tempo. Após diferenciar tecnologia e técnica, o autor cita a existência de diferentes tecnologias, aplicadas em diferentes contextos e detém-se na “Tecnologia apropriada”, que vem a ser a tecnologia que molda-se às necessidades e interesses de uma determinada sociedade.

Na sequência são apresentadas as principais características de uma tecnologia apropriada, que englobam: a redução de impactos ambientais; a promoção da autonomia local; a utilização de pouco recurso financeiro, o emprego de mão de obra (sem tanta exigência na formação); a redução burocrática; facilidade e rapidez na incorporação da cultura local.

Para que a tecnologia seja considerada como apropriada é necessário, hoje em dia, que esta tecnologia vise o meio ambiente e a sustentabilidade. O autor então destaca a ampla utilização das tecnologias apropriadas no campo da construção civil, principalmente nas áreas rurais, citando técnicas que utilizam recursos locais que vão desde a mão de obra (exigindo conhecimento técnico) até os materiais para a construção.

São então estabelecidas diferenças entre os processos de tecnologia apropriada, moderna e tradicional e, através de um tabelamento que lista materiais, produções, mão de obra, energia, equipamentos, capital, organização e transportes utilizados em cada uma dessa tecnologias podemos perceber que a tecnologia apropriada visa benefícios para o local de seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com